Com veto, presidente Lula sanciona lei que restringe 'saidinhas' de presos

O texto aprovado pelo Congresso manteve a permissão da saída apenas para detentos de baixa periculosidade.

Lula sanciona lei com vetos | Marcelo Camargo / Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta quinta-feira, 11, lei que limita a conhecida 'saidinha' de presos, mas com um veto. A medida ainda não foi publicada no Diário Oficial da União, mas a Secretaria de Comunicação da Presidência confirmou a informação. Isso veio após uma recomendação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que argumentou que o trecho a ser vetado contraria princípios constitucionais, como o da dignidade humana.

O que diz a nova lei: A nova legislação proíbe a saída temporária de presos condenados por crimes considerados hediondos, violentos ou com grave ameaça, como estupro, homicídio, latrocínio (roubo seguido de morte) e tráfico de drogas.

Essa proposta, que restringe a 'saidinha', foi aprovada pela Câmara no mês passado e visa modificar trechos da legislação sobre saídas temporárias de presos. Na ocasião, a liderança do governo na Câmara optou por não interferir na votação, permitindo que os membros da base governista votassem livremente.Trâmite: Agora, o veto será analisado pelo Congresso, podendo ser mantido ou derrubado pelos deputados e senadores.

Como era: Antes dessa sanção, a saída temporária permitia que os detentos do regime semiaberto visitassem suas famílias, participassem de cursos profissionalizantes, de ensino médio ou superior, e se envolvessem em atividades de reintegração social. O texto aprovado pelo Congresso manteve a permissão da saída apenas para detentos de baixa periculosidade que estivessem realizando cursos estudantis ou profissionalizantes.

As saídas temporárias são concedidas pela Lei de Execução Penal a detentos do regime semiaberto que já tenham cumprido pelo menos um sexto da pena total e que mantenham bom comportamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES