Líderes de comissões do Senado serão definidos a partir do dia 20

Maiores bancadas, PMDB e PT devem ficar com as principais comissões. Conselho de Ética também deverá ficar com o PMDB

Senado Federal | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os líderes dos partidos no Senado devem definir a partir do dia 20 de fevereiro os nomes que vão comandar as comissões permanentes da Casa pelos próximos anos. As negociações tiveram início junto com a eleição da Mesa, no início do mês, mas as indicações ainda não foram confirmadas.

Com as maiores bancadas do Senado, PMDB e PT têm o direito de indicar os comandos das comissões consideradas de maior importância na Casa. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ficará sob o comando do PMDB. O indicado será o senador Vital do Rêgo (PB). Vital, que foi presidente da CPI do Cachoeira, deverá assumir no lugar de Eunício de Oliveira (CE), que vai exercer a liderança do partido na Casa. A vice-liderança da comissão será do PT, mas ainda não há um nome indicado.

A Comissão de Assuntos Econômicos, pelo qual tramitam todos os projetos que dizem respeito à área econômica, será mantida sob o comando do PT. No lugar de Delcídio Amaral (MS), será indicado Lindbergh Farias (RJ). A vice-presidência da comissão ficará com o PMDB, que ainda não fez a indicação.

A Comissão de Assuntos Sociais deverá eleger como presidente o senador Waldemir Moka (PMDB-MS). O PMDB ainda ficará com o comando da Comissão de Educação do Senado. O indicado deverá ser o senador Ricardo Ferraço (ES).

?É tudo uma questão de negociações. Já está tudo praticamente acertado. É só uma questão de detalhes?, disse o líder do PMDB, senador Eunício Oliveira.

Outra comissão que já tem um nome indicado é a de Agricultura e Reforma Agrária. A presidência deverá ficar com o senador Benedito de Lira (PP-AL). A Comissão de Relações Exteriores, hoje presidida pelo ex-presidente da República Fernando Collor (PTB-AL), deverá ser comandada pelo senador Cyro Miranda (PSDB-GO). Collor deverá ficar com o comando da Comissão de Serviço de Infraestrutura.

A Comissão de Direitos Humanos, que hoje é comandada pelo senador Paulo Paim (PT-RS), seguirá com o PT. A indicada é a senadora Ana Rita (ES). PR e PSB ainda não decidiram quem ficará com o a presidência da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização. A Comissão de Ciência e Tecnologia deverá ficar para indicação do PDT.

Conselho de Ética

Além de definir os comandos das comissões, os senadores ainda terão que decidir quem irá presidir o Conselho de Ética da Casa. Pela regra da proporcionalidade, o cargo pertence ao PMDB, mas o conselho está sendo presidido atualmente por Antonio Carlos Valadares (PSB-CE).

Valadares assumiu em abril do ano passado, em meio às denúncias de envolvimento do então senador Demóstenes Torres com os negócios do bicheiro Carlinhos Cachoeira. As denúncias culminaram com a perda do mandato de Demóstenes, em junho do ano passado.

Segundo Valadares, a reunião do conselho que deve definir o novo presidente deve ser marcada para março, após a definição dos comandos das comissões.

O líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE) disse que ainda não tem definição de quem ficará no cargo, mas ele próprio não descarta assumir a vaga.

?No que depender do PMDB, vamos indicar logo [o novo nome]. Eu não teria problema nenhum em me autoindicar?, disse o líder.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES