Começa disputa pelo comando da Câmara de Teresina

A elevada votação nas urnas pode não garantir ao ex-prefeito e a partir de 1º de janeiro a Firmino

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A elevada vota??o nas urnas pode n?o garantir ao ex-prefeito e a partir de 1? de janeiro vereador Firmino Filho (PSDB) a presid?ncia da C?mara. H? pelo menos mais tr?s concorrentes a vaga de presidente. O pr?ximo presidente vai ter de suar a camisa e conversar muito para convencer os seletos eleitores que escolhem o presidente do poder legislativo municipal.

A vereadora Teresa Britto (PV) reconhece que a disputa j? come?ou e que h? pelo menos dois concorrentes oficiais e dois nos bastidores. Os concorrentes j? oficiais a vaga s?o os vereadores eleitos Firmino Filho e Edson Melo (PSDB).

Correm por fora dois tucanos e ex-presidentes da C?mara que v?o estrear novos mandatos no dia 1? de janeiro: Renato Berger e Jos? Ferreira. ?Mudou muito a composi??o da C?mara e tem a tradi??o de quem tem a maior bancada indica, mas isso vai se dar atrav?s de muita conversa?, disse a vereadora Teresa Britto destacando que n?o basta o PSDB ter a maior bancada para poder indicar o novo presidente.

O novo vereador e um dos postulantes a vaga de presidente, Renato Berger (PSDB) leva em conta que o presidente da C?mara pode ou n?o ser do PSDB. ?O partido com o maior n?mero de vereadores normalmente escolhe, mas n?o necessariamente. Na primeira vez que fui presidente

n?o era do partido do prefeito e nem do candidato a prefeito?, ponderou o vereador eleito. Sobre apresentar-se como candidato Renato Berger diz

que ainda pretende conversar com o prefeito para o seu retorno ou n?o para a Secretaria de Esportes.

?Primeiro vou ouvir o prefeito se volto para a secretaria. Caso ele n?o ache, ? uma coisa a se conversar com a bancada. Dentro da bancada

tem nomes como o Edson, o Firmino. Eu n?o vou dizer para voc? que eu n?o tenho interesse. Todo mundo tem?, comentou Renato Berger crescentando que s? buscaria a presid?ncia se n?o houvesse brigas.

Renato Berger defendeu ainda o acordo e preferiu n?o se posicionar sobre escolher entre Firmino Filho e Edson Melo. ?S?o grandes nomes?, comentou. Teresa Britto disse que j? foi procurada pelos candidatos a vaga, mas disse que n?o h? uma defini??o de qual nome pretende apoiar. ?Temos um grupo. Vamos discutir e decidir em quem vamos votar?, comentou a parlamentar acrescentando que o seu grupo pode at? mesmo n?o votar em um candidato do PSDB.

Para a parlamentar ? importante que o novo presidente do legislativo municipal a partir do ano que vem consiga ser uma figura capaz de aglutinar apoios e capacidade administrativa. ?Vamos analisar e ver ou um candidato do PSDB ou de outro partido. Vamos votar em um candidato que se aglutine em uma boa conviv?ncia e uma boa administra??o?, comentou.

A necessidade de uma boa administra??o para Teresa Britto deve-se ao fato de que a nova legislatura vai trabalhar na nova sede da C?mara, o que exige do novo presidente um perfil de administrador. ?A nova C?mara

precisa de uma boa administra??o e isso tem em todos os partidos?, comentou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES