Comissão aprova primeira mulher para cargo de embaixadora do Brasil nos EUA

Agora, a indicação seguirá para votação no Plenário do Senado. Ela teve 18 votos a favor e nenhum contrário

Senado aprova primeira mulher para cargo de embaixadora do Brasil nos EUA | Jefferson Rudy/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (11) a indicação da diplomata Maria Luiza Ribeiro Viotti como a primeira mulher a ocupar o cargo de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos. A mensagem de indicação (MSF 9/2023) recebeu 18 votos a favor e nenhum contrário, e foi elogiada pela relatora, senadora Mara Gabrilli (PSD-SP). Agora, a indicação seguirá para votação no Plenário do Senado.

Durante audiência na CRE, Mara Gabrilli lembrou que "os EUA são o mais tradicional e antigo parceiro do Brasil no cenário internacional" e é o país onde habitam hoje 1,9 milhão de brasileiros. "Com certeza, o Brasil estará em boas mãos. (...) [Maria Luiza] estará abrindo espaço gigante para as mulheres exercerem cargos de alta envergadura", afirmou a senadora.

Durante a aprovação de sua indicação como embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Ribeiro Viotti ressaltou a relevância da diplomacia parlamentar e enfatizou a criação iminente de um grupo parlamentar Brasil-Estados Unidos, o que, segundo ela, será fundamental para fortalecer os laços entre as nações. Além da forte relação econômica e comercial, a diplomata destacou que a agenda bilateral não se limita a esses aspectos, mas abrange diversas outras áreas, como a política, a ambiental e a defesa dos direitos humanos.

"Hoje o Brasil e Estados Unidos se reconhecem como duas grandes democracias que compartilham valores", afirmou a diplomata, ao lembrar que em 2024 será celebrado o bicentenário das relações bilaterais.

Durante a sabatina realizada pelos senadores e pelos representantes do portal e-Cidadania, Maria Luiza Ribeiro Viotti destacou questões que requerem maior atenção na relação bilateral, sempre enfatizando a importância do diálogo contínuo. Em relação à questão ambiental, a diplomata ressaltou que o principal desafio é garantir o desenvolvimento sustentável na Amazônia o mais rapidamente possível. Além disso, Maria Luiza informou que há atualmente uma rede de 11 consulados para atender a comunidade brasileira nos Estados Unidos.

(Com informações da Agência Senado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES