Comissão da Assembleia aprova medidas econômicas do Governo

Matérias importantes para equilíbrio financeiro da gestão estadual

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estritamente ligadas à área econômica, foram apreciadas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) duas matérias importantes para o equilíbrio financeiro da gestão estadual.

Encaminhadas pelo Executivo, as iniciativas são pautadas numa atualização, dentre as quais se incluem mudanças no ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação) e uma lei de compensação de créditos, visando suprir as perdas obtidas em relação aos tributos do comércio eletrônico. Agora, os projetos seguem para o Plenário da Casa, onde deverá ser definido o seu futuro na atual legislatura.

No que se refere ao ITCMD, a novidade não representa uma elevação na alíquota para a doação em vida, que continuará mantida em 4%; a alteração em si se dá na "causa mortis", variando entre 2% a 8%, com a aprovação os bens até R$ 50 mil estarão isentos da cobrança. Através da proposição, a perspectiva é que a arrecadação seja ampliada, confluindo em melhores condições para o erário piauiense.

Já em relação ao projeto que disciplina a cobrança do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal, relatado pelo líder oposicionista Robert Rios (PDT); a mudança adequa as alíquotas ao disposto pelo Governo no que tange ao comércio eletrônico no estado.

"Quando a Constituição de 88 foi promulgada a realidade era totalmente diferente, o comércio eletrônico não existia e hoje a ausência desse tributo afeta todos os setores econômicos. A matéria é urgente porque precisa vigorar em janeiro de 2016", indicou a representante da Secretaria da Fazenda, Lízia Vilarinho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES