Comissão da Câmara aprova projeto para proibir casamento homoafetivo

O texto será agora encaminhado para análise da Comissão de Direitos Humanos.

Comissão da Câmara aprova projeto para proibir casamento homoafetivo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara aprovou nesta terça-feira (10) um projeto de lei que proíbe o reconhecimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo no Brasil. O texto será agora encaminhado para análise da Comissão de Direitos Humanos.

Apesar da oposição de alguns parlamentares ao projeto, não conseguiram obstruir a votação, resultando na aprovação do relatório apresentado pelo deputado Pastor Eurico (PL-PE). O relator apresentou uma nova versão de seu texto nesta terça-feira. Aqueles contrários à proposta solicitaram o adiamento da votação para ter mais tempo para analisar as mudanças feitas pelo deputado, mas o pedido foi negado pelo presidente da comissão, Fernando Rodolfo (PL-PE), que também proibiu manifestações dos representantes da comunidade LGBTQIA+ presentes.

No seu relatório, o Pastor Eurico citou Deus três vezes e associou a homossexualidade a uma doença em cinco ocasiões. O parecer da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) classificou o projeto como inconstitucional e discriminatório.

Membro da Igreja Assembleia de Deus, o Pastor Eurico baseou seu relatório em um viés religioso. Ele argumentou: "O comportamento homossexual é, portanto, contrário ao caráter pessoal do ser humano e, portanto, contrário à lei natural. Para além desse histórico, tem-se que as relações homossexuais não são biologicamente formatadas para incorporar a complementariedade corporal dos sexos".

“É impossível tais relações gerarem a vida. A relação homossexual, portanto, não proporciona à sociedade a eficácia especial da procriação, que justifica a regulamentação na forma de casamento e a sua consequente proteção especial pelo Estado. Tentar estender o regime de casamento aos homossexuais é uma tentativa vã de mudar a realidade através de leis”, acrescentou o relator.

O deputado pastor diz que não há de se falar em discriminação ao se negar o reconhecimento do casamento de pessoas do mesmo sexo. “Se se generaliza um conceito que merece e precisa de tutela especial do Estado, o que ocorre em consequencia é o enfraquecimento deste direito. O que é de todo mundo não é de niguém. Alguns podem se perguntar: a nossa posição não é discriminatória? A resposta é: não. Discriminatório e, portanto, injusto, é tratar os iguais de forma desigual”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES