Comissão do Senado aprova projeto para taxar super-ricos e offshores

O documento agora avança para apreciação no plenário, embora ainda não haja uma data definida para a votação.

Comissão do Senado aprova projeto para taxar super-ricos e offshores | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O projeto de lei que propõe a tributação das offshores (empresas de brasileiros localizadas em paraísos fiscais) e dos fundos pertencentes aos super-ricos foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. O documento agora avança para apreciação no plenário, embora ainda não haja uma data definida para a votação.

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator do projeto de lei, optou por não realizar modificações substanciais no mérito da proposta. Portanto, o parecer aprovado permanece praticamente inalterado em relação ao texto aprovado pelos deputados.

Vieira (MDB-SE) aceitou emendas que se limitavam a ajustes de redação, contando inclusive com a aprovação do governo. Mesmo após a votação simbólica do texto-base, em conformidade com as bancadas, ele incorporou uma dessas alterações no relatório.

Dessa forma, caso o projeto seja aprovado no plenário, não será necessário enviá-lo para uma nova análise na Câmara dos Deputados, seguindo diretamente para a sanção presidencial. O governo demonstra urgência na aprovação desse texto, que figura como uma das principais prioridades da equipe econômica.

As bancadas estão insatisfeitas com o Palácio do Planalto, que trabalha para melhorar o ambiente com os senadores após sofrer derrotas importantes na Casa. O clima é de que o Executivo não tem base aliada suficiente para aprovar propostas de interesse único do governo, apenas projetos de âmbito nacional ou econômico.

A proposta foi aprovada na Câmara em 25 de outubro, após o presidente Lula (PT) indicar à presidência da Caixa Econômica Federal o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes, aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). A análise do projeto estava emperrada pela demora do governo em abrir espaço para o centrão no governo.

Na regra atual, a cobrança de Imposto de Renda dos fundos de investimentos de pessoas com alta renda é realizada no resgate do valor aplicado.

A taxa cobrada do investidor que atualizar os rendimentos obtidos no exterior nos fundos dos super-ricos e offshores será de 8%. A medida foi incluída na Câmara por um pedido da Fazenda, que antecipa a possibilidade de iniciar a atualização dos rendimentos dos fundos, de maio de 2024 para dezembro de 2023.

No projeto aprovado, a tributação dos fundos dos super-ricos será duas vezes por ano, em maio e novembro, como acontece com outros fundos (o chamado come-cotas). Já a das offshores ocorrerá anualmente, no dia 31 de dezembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES