Comissão do Senado aprova projeto que impede homenagens à ditadura militar

Texto proíbe colocar em edifícios e rodovias, por exemplo, nomes de militares cujos crimes na ditadura já foram reconhecidos pela Comissão Nacional da Verdade.

Comissão do Senado aprova projeto que impede homenagens à ditadura militar | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou hoje uma medida que veta o governo federal de nomear edifícios, rodovias e outros bens públicos em homenagem a agentes públicos implicados em violações dos direitos humanos durante a ditadura militar no Brasil, que perdurou por 21 anos.

Além disso, a proposta exige que os bens públicos da União que já tenham sido nomeados em homenagem a indivíduos ligados ao regime, conforme listados pela Comissão Nacional da Verdade, tenham seus nomes alterados em um prazo máximo de seis meses.

O projeto aprovado será encaminhado para a Comissão de Educação do Senado para debate. Posteriormente, seguirá diretamente para análise na Câmara dos Deputados.

Adicionalmente à proibição de nomes de criminosos em bens públicos, o projeto também veta o uso de recursos federais para financiar qualquer evento que celebre ou glorifique a ditadura militar, assim como os agentes do Estado envolvidos, direta ou indiretamente, em perseguições, torturas e assassinatos durante esse período.

Também está vedada a instituição de datas comemorativas referentes ao golpe militar, à ditadura e aos indivíduos ligados ao regime.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES