Comissão Europeia diz a Lula que quer contribuir com 20 mi para Amazônia

Ursula von der Leyen fez essa declaração ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva após uma reunião realizada no Palácio do Planalto.

Comissão Européia diz a Lula que quer contribuir com 20 mi para Amazônia | Reprodução/JovemPan
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou nesta segunda-feira (12), durante visita a Brasília, que o bloco europeu tem o desejo de destinar 20 milhões de euros, aproximadamente R$ 100 milhões, ao Fundo Amazônia.

Ursula von der Leyen fez essa declaração ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva após uma reunião realizada no Palácio do Planalto. O Fundo Amazônia é uma ferramenta utilizada pelo Brasil para financiar iniciativas voltadas ao combate ao desmatamento, utilizando recursos provenientes de governos estrangeiros.

O Fundo Amazônia foi criado há 15 anos e conta com a Noruega e a Alemanha como principais doadores. No entanto, em 2019, o governo do presidente Jair Bolsonaro paralisou o fundo. Em novembro de 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o fundo fosse reativado em um prazo de 60 dias.

Após a eleição de Lula, a Noruega e a Alemanha anunciaram a retomada do financiamento ao Fundo Amazônia. Além disso, os Estados Unidos e o Reino Unido também manifestaram o desejo de destinar recursos para a preservação da região amazônica. 

Nesta segunda-feira, Ursula von der Leyen reforçou esse compromisso ao anunciar o desejo de destinar recursos por parte da União Europeia ao Fundo Amazônia. "Queremos contribuir com 20 milhões de euros para o Fundo Amazônia", disse a chefe da comissão.

Ursula lembrou o compromisso feito por Lula de zerar o desmatamento ilegal até 2030, uma meta bem-vista pela Europa. Segundo Von der Leyen, a União Europeia também pode investir 2 bilhões de euros na produção de hidrogênio verde no Brasil. "Estamos unindo forças contra a mudança climática", disse Von der Leyen. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES