Comissão vai avaliar problemas na transposição do rio São Francisco

Obra vai beneficiar cerca de 300 municípios e 12 milhões de pessoas nos estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Avalie a matéria:
Canal da transposição do rio S. Francisco, no sertão nordestino | Ministério da Integração Nacional
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados vai tratar da gestão e manutenção da transposição do rio São Francisco, em audiência pública a ser realizada na próxima terça-feira, dia 8, no plenário da Câmara.

O debate foi solicitado pelo deputado André Fernandes (PL-CE). Ele lembrou que o projeto de integração do rio São Francisco é "a maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil, dentro da Política Nacional de Recursos Hídricos, e beneficia cerca de 390 municípios e 12 milhões de pessoas dos estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco".

O deputado relata que imagens feitas em janeiro deste ano apontam que alguns trechos da transposição foram obstruídos, o que impossibilita a passagem normal da água.

"Curiosamente, a obra de transposição se arrastou durante 13 anos e a sua conclusão trouxe inúmeros benefícios aos nordestinos, inclusive àqueles que sobrevivem diretamente da agricultura. Depois de tanto empenho, querer obstruir o funcionamento de determinada obra pelo simples fato do governo anterior ter concluído e causar enormes prejuízos à população, é inadmissível", comentou o deputado.

Marcelo Andrade Moreira Pinto, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), está entre os convidados. (Com informações da Agência Câmara)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES