Comissária da UE vence eleição na Lituânia,

A comissária européia Dalia Grybauskaité venceu neste domingo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A comissária européia Dalia Grybauskaité venceu neste domingo o primeiro turno das eleições presidenciais na Lituânia, segundo uma pesquisa de boca-de-urna, mas não ficou claro se a participação eleitoral será suficiente para evitar o segundo turno.

Grybauskaité, comissária européia de Programação Financeira e Orçamento e que se apresenta como candidata independente, teria recebido 67,9% dos votos, segundo a pesquisa feita com 4.616 eleitores e cujos resultados foram citados pelo jornal digital Delfi.lt.

Os adversários mais próximos entre os outros seis candidatos, o líder do Partido Socialdemocrata, Algirdas Butkevicius, e a ex-primeira-ministra Kazimira Prunskiené, dirigente da Coalizão do Partido dos Camponeses-Nova Democracia, teriam 11,8% e 4,5%, respectivamente.

Para vencer no primeiro turno, um candidato deve obter mais da metade dos votos emitidos, sempre que a participação superar 50% do censo, e, se for inferior, é preciso receber o apoio de pelo menos um terço do eleitorado.

As mesas eleitorais estiveram abertas até as 20h (14h de Brasília) para que os quase 2,7 milhões de eleitores cadastrados no censo pudessem votar. O país tem 3,4 milhões de habitantes. A Comissão Eleitoral Central (CEC) informou que, uma hora antes de fechar os colégios, a participação era de 44,28% do censo, o que, somando os que votaram antecipadamente, totalizava 49,4%.

O presidente da CEC, Zenonas Vaigauskas, disse à imprensa que, durante o dia, não foram detectadas irregularidades que pudessem influenciar no resultado da votação, segundo a agência BNS. Se nenhum dos candidatos vencer no primeiro turno, os dois mais votados disputarão uma segunda etapa em 7 junho, coincidindo com as eleições ao Parlamento Europeu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES