Comissões: Governo fica com Finanças e oposição com Administração e CCJ

Comissões Técnicas foram definidas na manhã de ontem em reunião das lideranças na Assembleia. O bloco parlamentar formado pelo PT e PTB indicou comando da Administração

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As Comissões Técnicas foram definidas na manhã de ontem em reunião das lideranças na Assembleia Legislativa do Piauí. O bloco parlamentar formado pelo PT e PTB conquistou o direito de fazer a primeira indicação e ao contrário do que se especulava, a representação não escolheu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), indicando o comando da Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação, que terá como presidente Liziê Coelho (PTB). A importância da pasta se dá pela tramitação de pedidos de empréstimo e demais orçamentos. O deputado Fábio Novo (PT), líder do Governo na Casa, preferiu não acumular funções e não ficou sequer como membro da comissão.

Com a surpreendente decisão do bloco, a CCJ ficou com a oposição, Robert Rios (PDT) será o presidente e prometeu priorizar o diálogo. “Não serei dono da CCJ, que é um colegiado de sete deputados e as decisões são tomadas através de voto, mas claro, caberá a mim ser o relator de cada lei, ou indicar o relator, e farei isso com todo o critério, com todo o cuidado, o governo pode não ter inimigo na CCJ, mas estaremos lá criteriosamente”, destacou o parlamentar.

Segundo o presidente da Assembleia, Themístocles Filho (PMDB), o resultado foi fruto do consenso entre os parlamentares, ressaltando que não houve disputa entre as bancadas e blocos. “Foi um acordo, quem escolheu primeiro foi o PT e o PTB, a segunda escolha foi feita pelo PMDB e a terceira escolha pelo bloco formado pelo PDT/PR.

Na verdade, houve um grande entendimento, não houve confusão, não houve disputa e está aí o resultado”, disse. O deputado ainda destacou a calma na composição. “Isso é com calma, buscamos o entendimento e entramos num entendimento, tivemos até surpresas, que muita gente achava que não ia acontecer”, concluiu.

Nas demais pautas, o destaque fica por conta da deputada Juliana Moraes Souza (PMDB) na presidência da Comissão de Administração; Flora Izabel (PT) em Direitos da Mulher; Evaldo Gomes (PTC) em Educação e Saúde; Firmino Paulo (PSDB) em Segurança; Georgiano Neto (PSD) em Juventude e Infraestrutura; Pablo Santos (PMDB) em Defesa do Consumidor; além do deputado Wilson Brandão como presidente da Comissão de Infraestrutura.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES