Como Arthur Lira responderá o 'só por teimosia' de Lula no Congresso

Especula-se que, nas próximas semanas, o presidente da Câmara buscará uma forma de revidar, utilizando suas ferramentas políticas

Presidente Lula e deputado Arthur Lira | Igor Estrela/Metrópoles
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última semana, o embate político entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, trouxe à tona tensões e trocas de farpas. Após Lira declarar publicamente que considerava o ministro Alexandre Padilha "incompetente" e seu "desafeto pessoal", o presidente Lula (PT) não hesitou em responder, afirmando que "só por teimosia, Padilha vai ficar muito tempo no ministério".

FERRAMENTA POLÍTICA: Embora Lira não deva retaliar publicamente contra a decisão de Lula, especula-se que nas próximas semanas ele buscará uma forma de revidar, utilizando suas ferramentas políticas caracteristicamente discretas. Na agenda desta semana, destaca-se a sessão do Congresso para avaliação dos vetos presidenciais, em que Lira pode contribuir para ampliar as dificuldades do governo.

PL DAS SAIDINHAS: Além disso, é esperado que o presidente da Câmara trabalhe em oposição à agenda governamental relacionada a projetos sensíveis, como o que proíbe saídas temporárias de presos em feriados. Arthur Lira buscará derrubar vetos, incluindo um relacionado ao orçamento de 2024, que gerou controvérsias entre o Legislativo e o Executivo.

REFORMA TRIBUTÁRIA: Por outro lado, Lira sinalizou que não criará obstáculos à regulamentação da reforma tributária, demonstrando estar alinhado ao governo no avanço desse importante tema. Considerando-se um dos responsáveis por impulsionar a discussão, ele parece disposto a manter a pauta em movimento, mesmo em meio a conflitos políticos.

Para mais informações, acesse meionews.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES