Confiança no presidente Lula é a maior em 11 anos, diz pesquisa Ipec

O número está nove pontos acima do levantamento registrado em 2022, durante o último ano do governo de Jair Bolsonaro (PL)

Confiança no presidente da República é a maior em 11 anos, diz Ipec | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo o levantamento do IPEC divulgado nesta terça-feira (18), a confiança no presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva (PT), alcançou seu maior índice desde 2012, conforme o Índice de Confiança Social (ICS). Atualmente, o mandatário registra 50 pontos em uma escala que varia de zero, representando nenhuma confiança, a cem, que indica muita confiança. Esse número representa um aumento de nove pontos em relação ao levantamento realizado em 2022, durante o último ano do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Segundo a pesquisa, a região Nordeste apresenta o maior nível de confiança no presidente Lula, atingindo 66 pontos entre os nordestinos. No entanto, o petista conquistou um nível de confiança mais baixo entre os eleitores das classes A e B, marcando 39 pontos, e entre os evangélicos, que majoritariamente apoiaram Bolsonaro nas eleições de 2022, com um índice de 43 pontos.

Além disso, a pesquisa revela que a avaliação da administração federal alcança 52 pontos, um aumento de cinco pontos em relação a 2022 e dois pontos a mais em comparação com 2019. O levantamento do IPEC foi realizado por meio de entrevistas presenciais com 2.000 moradores de 127 municípios, no período de 1 a 5 de julho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95%.

LULA PARTICIPA DE CÚPULA NA BÉLGICA

Nesta terça-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente em um café da manhã em Bruxelas, capital da Bélgica, junto a líderes progressistas e democratas latino-americanos e europeus. O encontro, organizado por Stefan Löfven, ex-primeiro-ministro da Suécia, ocorreu simultaneamente à 3ª Cúpula Celac-União Europeia.

Após o encontro, os 60 líderes presentes na reunião da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC) e da União Europeia (UE) têm a intenção de emitir uma declaração conjunta destacando os progressos alcançados durante as discussões. Paralelamente, as negociações para um acordo entre o Mercosul e a União Europeia continuam em reuniões bilaterais.

 (Com informações do Portal iG)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES