Congresso avalia sessão para derrubar veto de Lula a 'saidinha' de presos

Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça, anunciou que ponto central do texto não será chancelado pelo governo

Congresso avalia sessão para derrubar veto de Lula a 'saidinha' de presos | Foto: Divulgação/TSE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de vetar a principal disposição do projeto de lei que limita a "saidinha" de presos gerou descontentamento entre os líderes partidários do Legislativo. Uma facção do Congresso está se mobilizando para rejeitar o veto presidencial já na semana seguinte

SESSÃO NA PRÓXIMA QUINTA: O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), indicou aos parlamentares que a próxima sessão do Congresso está programada para ocorrer na quinta-feira da semana seguinte. A intenção é incorporar a análise do veto de Lula sobre as "saidinhas" já nessa próxima sessão. 

ANÚNCIO FEITO POR LELAWDOWSKI: A decisão sobre o veto foi divulgada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Lula tinha até o final desta quinta-feira para tomar uma decisão sobre o assunto. Antes do anúncio do ministro, mais cedo nesta quinta-feira, Pacheco indicou que o Congresso não estava inclinado a concordar com um veto de Lula sobre o tema.

O QUE DISSERAM CIRO NOGUEIRA E MORO: O presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), declarou que o Congresso consegue derrubar o veto "facilmente". De acordo com ele, a sessão que deve confirmar isso precisa acontecer "o mais rápido possível". Da mesma forma, o senador Sergio Moro (União-PR) disse que "vai trabalhar para derrubar o veto". "Lula, ao vetar a lei que colocava fim à saidinha dos presos nos feriados, ignora as vítimas e a segurança da sociedade, e confirma o porquê foi o candidato favorito nos presídios. Vou trabalhar com meus pares para derrubar o veto", declarou nas redes sociais.

FERE PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA: O Ministério da Justiça afirmou que o ponto que impedia os presos de saírem da prisão para visitar a família viola a Constituição, fere a dignidade humana e entra em conflito com acordos internacionais. Segundo a análise, embora a restrição às saídas para convívio social pudesse ser aprovada, como as duas restrições estão no mesmo artigo, um veto completo é necessário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES