Congresso discute derrubar restrição do trabalho aos domingos e feriados

Portaria do governo federal determinou que trabalho nesses dias só será liberado após negociação sindical.

Congresso discute derrubar restrição do trabalho aos domingos e feriados | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado Joaquim Passarinho (PL-PA), presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), declarou nesta terça-feira (21), que os líderes buscarão prioridade na votação de projetos destinados a revogar a portaria federal do governo referente ao trabalho aos domingos e feriados.

O deputado destacou que já foram protocolados na Câmara 17 Projetos de Decreto Legislativo (PDLs) com o objetivo de revogar a mencionada portaria. Até a segunda-feira (20), o Senado contava com quatro propostas nesse sentido. Os PDLs foram apresentados por parlamentares de diversos partidos, incluindo PL e PSD.

"Líderes nossos, do PL, do PSD, do PSDB, de diversos outros partidos, já vão solicitar ao presidente [da Câmara, Arthur Lira] que possa pautar esses PDLs o mais rápido possível. Até porque, não só a medida para nós é esdrúxula, como o momento também", declarou Passarinho.

A intenção é pautar o projeto ainda esta semana. Se aprovado na Câmara e no Senado, por ser um decreto legislativo, o texto entraria em vigor imediatamente.

No último dia 15, o governo baixou uma portaria determinando que setores do comércio e serviços só possam funcionar aos domingos e feriados se houver negociação com sindicados ou lei municipal permitindo.

Desde 2021, não era necessário convenção coletiva ou lei municipal. Bastava comunicação do empregador de que o estabelecimento abriria normalmente e a escala de trabalho (respeitando os direitos de folga).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES