Congresso emenda LDO e proíbe recurso para aborto e mudança de sexo

Emenda foi apresentada pelo deputado Eduardo Bolsonaro

Congresso votou LDO | Divulgação Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a análise da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), os parlamentares deram aval a um destaque proposto pelo líder do Partido Liberal (PL) na Câmara, Altineu Côrtes (RJ). Esse destaque refere-se a uma emenda apresentada pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Notavelmente, a emenda proíbe despesas relacionadas à invasão ou ocupação de terras públicas ou privadas, cirurgias de aborto não permitidas por lei, cirurgias de mudança de sexo em crianças e adolescentes, além de ações que possam influenciar as opções sexuais de crianças e adolescentes, da creche ao ensino médio, para além do sexo biológico.

É importante ressaltar que nenhum desses temas estava originalmente previsto no projeto da LDO. O relator, deputado Danilo Forte, classificou a emenda do destaque como um elemento estranho ao texto em votação.

O próximo passo da LDO é aguardar a sanção presidencial. De acordo com a Constituição Federal, o presidente tem a prerrogativa de vetar trechos aprovados. Caso isso ocorra, o Congresso pode convocar uma sessão para deliberar sobre a rejeição do veto, que exigirá a contestação pela maioria absoluta de deputados (257 votos) e senadores (41 votos).

O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comprometeu-se a votar a Lei do Orçamento Anual em uma sessão marcada para quarta-feira (20), após a promulgação da reforma tributária. Entretanto, a lei do orçamento ainda está em análise na Comissão Mista de Orçamento (CMO), que tem uma reunião agendada para amanhã às 10h.

O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), declarou que o governo é favorável ao veto de uma emenda com teor ideológico adicionada à LDO de 2024. Esta emenda proíbe a destinação de verbas da União para temas considerados conservadores, como invasão de propriedades rurais privadas, influência na orientação sexual de crianças e adolescentes, desconstrução do conceito de família tradicional e realização de cirurgias em menores para mudança de sexo, além de abortos não autorizados por lei.

A emenda, apresentada por Eduardo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, obteve 305 votos favoráveis, 141 contrários e duas abstenções. No Senado Federal, o placar somou 43 votos a favor e 26 contra, sem abstenções.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES