Congresso instala CPI mista dos Cartões

A oposição reivindica a presidência ou a relatoria da comissão, mas o PMDB, maior bancada no Senado

Ontem, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), reuniu-se com o presidente Luiz Inácio Lula | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Congresso Nacional vai instalar nesta quinta-feira a CPI mista dos Cart?es Corporativos. A sess?o, inicialmente prevista para ontem, foi adiada devido ? morte do senador Jonas Pinheiro (DEM-MT).

A oposi??o reivindica a presid?ncia ou a relatoria da comiss?o, mas o PMDB, maior bancada no Senado, indicou o senador Neuto de Conto (SC) para presidir a CPI mista. J? o PT indicou o deputado Luiz S?rgio (RJ) para a relatoria. O PMDB, como maior bancada da C?mara, poderia indicar tamb?m o relator mas como n?o pode concentrar os dois cargos, cedeu a vaga ao PT, que ? a segunda maior bancada na C?mara.

Ontem, o l?der do governo no Senado, Romero Juc? (PMDB-RR), reuniu-se com o presidente Luiz In?cio Lula da Silva para tentar mudar a posi??o do presidente, no sentido de abrir m?o da presid?ncia da CPI para a oposi??o, mas, segundo reportagem da Folha, n?o teve sucesso.

O tema deve ser reavaliado hoje durante reuni?o do conselho pol?tico. Pela proposta, o PMDB cederia a presid?ncia da comiss?o para um senador do PSDB de perfil moderado. Entre os nomes que se encaixariam nesse perfil est? o da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS).

Segundo a Folha, Lula foi convencido pelo ministro Jos? M?cio (Rela?es Institucionais) de que o governo n?o deve abrir m?o de ter na presid?ncia e na relatoria da CPI dos Cart?es nomes ligados ? base aliada.

Na pr?tica, a CPI mista s? vai dar in?cio ?s investiga?es na semana que vem, quando os l?deres partid?rios pretendem indicar os membros da comiss?o.

A oposi??o, no entanto, promete boicotar a CPI mista caso n?o conquiste a presid?ncia ou a relatoria da comiss?o. DEM e PSDB j? encaminharam ? Mesa Diretora do Senado pedido de abertura de uma comiss?o composta apenas por senadores para investigar os gastos do governo com os cart?es corporativos j? que a oposi??o tem bancadas mais fortes na Casa Legislativa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES