Conheça os políticos piauienses que morreram durante o mandato na Câmara - Francisca Trindade

Francisca Trindade, Assis Carvalho e Alberto Silva eram parlamentares de destaque da política local. - Francisca Trindade

Slide 2 de 3
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Francisca Trindade

Francisca das Chagas da Trindade (PT-PI), de 37 anos, foi a deputada federal mais votada da história do Piauí, eleita com 165.190 votos. Apesar de ter sido o seu primeiro mandato na Câmara Federal, Francisca iniciou sua vida política em 1985, quando se filiou ao Partido dos Trabalhadores e participou da sua organização em Piauí. Sete anos depois, foi eleita suplente no cargo de vereadora, exercendo dois mandatos e, em 1998, tornou-se a deputada estadual mais votada da capital piauiense. Em 2000, foi candidata à vice-prefeitura de Teresina.

 Autora de dezenas de projetos de lei em defesa dos direitos humanos, Francisca participou da elaboração de políticas públicas, sendo a favor da moralização do Poder Legislativo

Ela se destacou, em 1999, como a parlamentar mais atuante do seu estado, segundo pesquisa local. -O despertar da minha consciência política foi marcado por uma forte convicção a respeito da necessidade de transformações substantivas na estrutura social, econômica e política do Brasil-, relatou a parlamentar em discurso proferido na Câmara. 

Cerca de 120 mil pessoas acompanharam o velório e o enterro da deputada, em Teresina. Vítima de aneurisma cerebral, a parlamentar faleceu no dia 27 de julho de 2003. 

Com informações da Agência Senado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES