Conheça Pedro Castillo, o novo presidente do Peru que venceu neoliberalismo

Quando a corrida eleitoral peruana de 2021 começou, poucos apostavam no sindicalista Pedro Castillo, do Partido Peru Libre, como um dos candidatos presentes no segundo turno.

Pedro Castillo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com um passado político recente turbulento, o Peru teve quatro presidentes em cinco anos – dois deles acabaram presos. Um outro ex-presidente, Alan Garcia, cometeu suicídio em 2019. Quando a corrida eleitoral peruana de 2021 começou, poucos apostavam no sindicalista Pedro Castillo, do Partido Peru Libre, como um dos candidatos presentes no segundo turno

Mas a forte polarização entre esquerda e direita e uma eleição fragmentada (18 candidatos e nenhum obteve mais de 20% na primeira volta), colocaram Castillo no segundo turno contra Keiko Fujimori, herdeira do ditador Alberto e representante das elites peruanas.

Keiko é uma velha conhecida dos peruanos – o pleito de 2021 é o terceiro disputado pela direitista neoliberal. Foi ao segundo turno as três vezes e perdeu todas por margem ínfima. Em 2020, ela chegou a ser detida sob acusação de ter recebido US$ 1,2 milhão da Odebrecht no Peru. 

Pedro Castillo. Foto: Redes Sociais 

Defensora do atual regime de royalties das mineradoras – a economia peruana é baseada nesse extrativismo – Keiko é contra a nacionalização dos recursos naturais defendida pelo rival Castillo. Keiko e o escritor Mário Vargas Llosa, gênio literário mas sabujo entreguista, chamavam Castillo de comunista por conta dessa proposta. 

O espantalho “vermelho” foi um dos temas da campanha suja feita pela direita peruana contra o sindicalista. A campanha quase deu resultado – se nas primeiras sondagens de segundo turno, Castillo tinha quase 20 pontos percentuais de frente, a apuração do pleito virou um thriller digno de Hollywood.

Pedro Castillo pode ser mais do que uma vitória da esquerda no continente – embalada pelas vitórias de Fernandez na Argentina, Arce na Bolívia, a derrubada do governo direitista paraguaio e a possível volta de Lula ao poder no Brasil. O sindicalista representa um reencontro do Peru com suas origens andinas e indígenas.

Sindicalista Pedro Castillo

Ainda criança, o pequeno Pedro levantava às 5 da manhã para ajudar a mãe a fazer fogo e preparar o almoço no vilarejo de Puña, na província de Chota. Para chegar à escola, caminhava por duas horas em encostas de montanhas. Era tido como louco por mover as mãos enquanto andava – ele dizia que estava escrevendo as tarefas “no ar” e assim saberia a lição quando chegasse ao colégio.

Mania de menino que virou profissão, além de sindicalista, Castillo é professor primário e costuma encerrar seus discursos com uma frase que virou mote de campanha: palabra de maestro (palavra de professor). O símbolo eleitoral do candidato indígena era um lápis gigante. 

Castillo é uma dessas contradições só possíveis na América Latina. Defende a nacionalização dos recursos naturais, ao estilo de Chávez e Morales – o ex-presidente boliviano foi o maior entusiasta de sua campanha. Mas tem posições sociais conservadoras: é contra o aborto, critica a “ideologia de gênero” e vê com relutância o reconhecimento de direitos de minorias sexuais.

Sindicalista Pedro Castillo

Também causou polêmica ao dizer que fecharia a Suprema Corte peruana e o Congresso. Voltou atrás ao dizer que só faria isso “com apoio do povo”. Mas conquistou o eleitorado ao dizer que usaria o dinheiro dos recursos naturais para impulsionar melhor saúde, educação e segurança pública.

Os desafios de Castillo são imensos. O país andino é um dos mais afetados no mundo pela pandemia do coronavírus. Com a crise sanitária, a economia perdeu 13% só em 2020. Num momento difícil, o povo vê crescer a arrecadação de royalties mas não percebe isso em melhorias para a população em geral.

Num continente onde a política tradicional está desacreditada, com inúmeros golpes, impeachments e propostas de “novidade”, Castillo mostrou que um candidato popular pode conseguir apoio da esquerda urbana e progressista contra o neoliberalismo de Fujimoris, Pinochets e Bolsonaros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES