Conselheiro citado no caso Marielle e suspeito de corrupção terá 360 dias de férias

Domingos Brazão foi um dos cinco conselheiros que foram temporariamente detidos em 2017, em um desdobramento da Operação Lava-Jato no Rio.

Domingos Brazão foi mencionado no caso do assassinato de Marielle Franco | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) concedeu aos conselheiros Domingos Brazão e José Maurício Nolasco o direito de usufruir de 360 dias de férias referentes aos anos de 2017 a 2022. Este período corresponde ao tempo em que ambos estiveram afastados de seus cargos devido a suspeitas de fraude e corrupção. Brazão também foi citado no caso Marielle Franco e está sob investigação da Polícia Federal. As informações são de O Globo

Brazão e Nolasco, juntamente com outros três conselheiros, foram temporariamente detidos em 2017 durante a Operação Quinto do Ouro, um desdobramento da Operação Lava-Jato no Rio. Por determinação judicial, os cinco foram afastados de suas funções. Em 2021, após decisões favoráveis no Supremo Tribunal Federal (STF), os conselheiros puderam retornar ao tribunal. O processo ainda está em andamento na Justiça.

No entanto, Brazão não reassumiu imediatamente suas funções após a decisão do STF, devido a uma liminar que o impedia, em outra ação no Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ). Somente em março do ano passado, após uma decisão da 13ª Câmara de Direito Privado do TJRJ, ele foi autorizado a retornar. Durante o período de afastamento, todos os conselheiros receberam seus salários, mas não gozaram de férias.

Em uma reunião do Conselho Superior de Administração do TCE-RJ em 24 de dezembro, foi decidido que os dois conselheiros têm direito às férias acumuladas, com a opção de convertê-las em dinheiro. Até o momento, nem Brazão nem Nolasco informaram sua escolha entre o pagamento em dinheiro ou o período de descanso. Portanto, o tribunal ainda não calculou os valores a serem recebidos por cada um. Segundo o TCE, o valor seria a remuneração básica acrescida de um terço do abono de férias. Em dezembro, o salário bruto de Nolasco foi de R$ 48,3 mil, enquanto o de Brazão atingiu R$ 52,6 mil.

Brazão também está sob investigação da Polícia Federal no caso dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em março de 2018. Ele foi mencionado na delação premiada do ex-PM Élcio de Queiroz, preso desde 2019 por sua participação no crime.

Em resposta ao GLOBO, Brazão afirmou que o recebimento referente às férias é seu direito e que desconhece o valor que receberá. Acrescentou que, mesmo não necessitando do dinheiro, é uma questão de princípio receber o que a lei determina. Enfatizou que o período em que esteve afastado causou "intenso" sofrimento para ele e sua família, e que nada poderá compensar tal situação.

"Nada irá pagar o que a minha mulher e filhos sofreram. Independentemente do valor, quero o valor integral. Questão de direito e honra", enfatizou.

O conselheiro Nolasco não foi localizado para comentar o assunto quando procurado pelo GLOBO.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES