Conselho de Ética do Senado está parado

PSDB e PMDB ainda não formalizaram indicação de novos membros

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde o dia 6 de março, quando venceu o mandato de dois anos dos integrantes do Conselho de Ética do Senado, é aguardada a indicação pelos partidos políticos dos novos 15 titulares e 15 suplentes. Nem o PMDB nem o PSDB formalizaram as indicações de seus senadores para integrar o órgão.

O PSOL anunciou que pretende ingressar com uma representação junto ao Conselho de Ética contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e contra os ex-presidentes da Casa Renan Calheiros (PMDB-AL) e Garibaldi Alves (PMDB-RN).

Pelo regimento interno do Senado, o Conselho de Ética deveria ter seus integrantes indicados e empossados entre fevereiro e março deste ano.

O DEM, o bloco de partidos PT, PSB, PR, PRB e PC do B, o PTB e o PDT já formalizaram a indicação de quem vai integrar o conselho, mas alguns senadores não entregaram a documentação necessária, como a declaração de bens.

Para que o conselho comece a funcionar, falta a indicação de seis senadores titulares - quatro do PMDB e dois do PSDB - e nove suplentes. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Crise

Nos últimos dias o senador Sarney foi alvo de várias denúncias como ter uma sobrinha trabalhando no gabinete do senador Delcidio Amaral (PT-MS), ter um neto trabalhando no gabinete do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) e que foi exonerado por boletim suplementar e; um outro neto que opera empresa de crédito consignado no Senado.

A crise na Casa já expôs irregularidades no pagamento de horas-extras, uso indevido de passagens áreas por senadores, atos secretos, entre outros escândalos.

Em pronunciamento recente, Sarney disse não ser o responsável pelas irregularidades: ?A crise é do Senado, não é minha?, afirmou. Em nota divulgada dias atrás, ele disse haver uma "campanha midiática" contra ele.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES