Conselho de Ética instaura processo contra seis deputadas do PT e do Psol

O PL também alega que as deputadas utilizaram as redes sociais para difamar a honra de diversos parlamentares.

Conselho de Ética instaura processo contra seis deputadas do PT e do Psol | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (14), o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados iniciou procedimentos disciplinares contra as seguintes deputadas: Célia Xakriabá (Psol-MG), Sâmia Bomfim (Psol-SP), Talíria Petrone (Psol-RJ), Erika Kokay (PT-DF), Fernanda Melchionna (Psol-RS) e Juliana Cardoso (PT-SP). 

Todas as denúncias foram apresentadas pelo PL, que alega que essas parlamentares violaram as normas de conduta parlamentar durante a votação do projeto de marco temporal de terras indígenas (PL 490/07) no Plenário da Câmara, ocorrida no final de maio.

Na ocasião, as parlamentares manifestaram seu protesto em relação ao texto que impõe restrições à demarcação de terras indígenas, limitando-as apenas às áreas ocupadas por esses povos de forma tradicional até 5 de outubro de 1988, data de promulgação da Constituição Federal.

De acordo com o PL, as deputadas teriam proferido gritos no microfone direcionados aos deputados favoráveis ao texto, chamando-os de "assassinos do nosso povo indígena". Apesar de terem sido cortados os microfones, o partido reclama que as parlamentares continuaram a ofender os parlamentares da oposição ao governo, especialmente o deputado Zé Trovão (PL-SC), autor do requerimento de urgência para a votação do projeto do marco temporal em Plenário.

O PL também alega que as deputadas utilizaram as redes sociais para difamar a honra de diversos parlamentares. Inicialmente, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, apresentou uma representação conjunta contra as seis deputadas, solicitando a abertura de um processo coletivo contra elas. 

No dia 2 de junho, ele solicitou a retirada dessa representação em andamento, o que foi acatado pela Mesa Diretora da Câmara ontem. No entanto, em seguida, foram recebidas pela Mesa Diretora representações individuais contra cada uma das seis parlamentares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES