Conselho vai ao STF contra decisão que atrasou ação contra Cunha

OAB já se pronunciou favoravelmente ao afastamento de Cunha

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, José Carlos Araújo (PSD-BA), anunciou nesta quarta-feira (17) que o conselho vai entrar com um recurso no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a decisão do 1º vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), que fez regredir o processo contra o presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ).A decisão de Maranhão, tornada pública no início deste mês, na prática anulou a sessão que havia aprovado a continuidade das investigações contra Cunha.

O parecer do relator Marcos Rogério (PDT-RO) favorável ao processo contra o peemedebista foi aprovado por 11 votos a 9, na sessão de 15 de dezembro.

Segundo Araújo, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) disponibilizou um advogado para preparar o recurso, um mandado de segurança, que deverá ser enviado ao STF nesta quinta-feira (18).

"Informo que estamos entrando com um mandado se segurança no STF para garantir e afirmar a independência e autonomia funcional [do conselho]. A medida visa assegurar a própria existência do conselho, que não pode ser calado em virtude do julgamento de um único processo contra quem quer que seja", declarou Araújo.

Nesta terça-feira (16), Araújo se reuniu com o presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia, e tratou da possibilidade de a ordem auxiliar o conselho.

A Ordem dos Advogados já se pronunciou favoravelmente ao afastamento de Cunha da Presidência da Câmara.O anúncio do recurso ao STF foi feito por Araújo logo após abrir a sessão desta quarta-feira da comissão. É esperado que na sessão de hoje Marcos Rogério apresente novamente seu relatório para que o parecer possa ser votado uma segunda vez depois de ter sido anulado.Araújo classificou a decisão de Maranhão que beneficiou Cunha como um "ato ilegal, ilegítimo".

Segundo Araújo, Maranhão não poderia ter decidido no caso pois o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), aliado de Cunha, recorreu diretamente à Mesa Diretora da Casa, antes de apresentar o recurso ao Conselho de Ética.O recurso de Marun questiona a negativa do conselho ao pedido de vista do processo feito pelo deputado Genecias Noronha (SD-CE) na sessão que aprovou o parecer de Rogério. Se o pedido de vista fosse concedido, a votação do parecer teria sido adiada.Marun rebateu a afirmação de Araújo e disse ter sim apresentado recurso (questão de ordem) durante a sessão sobre o pedido de vista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES