Consórcio inicia a implantação de 1º parque híbrido do país no Piauí

Ao todo, serão sete usinas eólicas, somando 206 MW, mais uma solar de 68,7 MW.

Consórcio inicia a implantação de 1º parque híbrido do país no Piauí | João Albert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O consórcio formado entre Votorantim Energia e o fundo de pensão canadense CPPIB  iniciou o projeto híbrido de energia eólica e solar, localizado no Parque Ventos do Piauí I, na Serra do Inácio. As informações foram transmitidas na quarta-feira, 03 de junho, pela Revista O Empreiteiro. Ao todo, serão sete usinas eólicas, somando 206 MW, mais uma solar de 68,7 MW. O valor de R$ 189 milhões foi financiado pelo BNDES, sendo o restante aportado pelas duas empresas.

O projeto híbrido foi aprovado no último dia 18 de maio pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A nova usina buscará combinar a complementaridade entre as fontes para geração de energia para melhor aproveitamento energético.

Piauí já é destaque nas energias renováveis no país (Foto: João Albert)De acordo com as informações divulgadas à imprensa, a operação do parque híbrido está prevista para o início de 2023. Ao todo, o empreendimento terá uma capacidade instalada total de 274,6 MW destinada ao mercado livre.

“Desde 2017, investimos em estudos relacionados a projetos híbridos para avaliar a viabilidade e as vantagens da combinação das fontes solar e eólica, contribuindo com os avanços da regulação para uma iniciativa como esta”, diz Fabio Zanfelice, presidente da Votorantim Energia.

francyteixeira@meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES