Cônsul adjunto do Japão fará palestra em Teresina

O cônsul-geral adjunto do Japão, Akira Kusunoki, vai proferir palestra sobre a cultura e história japonesas nesta quarta-feira

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cônsul-geral adjunto do Japão, Akira Kusunoki, vai proferir palestra sobre a cultura e história japonesas nesta quarta-feira, dia 17, às 19 horas, no Auditório do Sebrae em Teresina. Ex-presidente da Aliança Cultural Brasil Japão e ex-cônsul-geral adjunto em São Paulo, o diplomata vem ao Piauí também para conhecer a cultura do Estado, que fica na área de abrangência do Consulado do país que tem sede no Estado do Pará.

Promovido pela Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), o evento terá, inicialmente, uma exposição sobre o Programa de Bolsas de Estudo do Governo do Japão nas modalidades de Graduação e Pós-Graduação, proferida pelo assessor de Cooperação Internacional da Seplan, Seiji Nakayama, e a projeção de um DVD sobre a cultura e a educação do Japão. O secretário Sérgio Miranda fará a abertura dos trabalhos.

Em seguida, haverá depoimentos pessoais do professor Fabrício Ibiapina Tapety, ex-bolsista do Monbukagakusho; da professora Clarissa Sousa de Carvalho, ex-bolsista da JICA; do professor Nicodemos Alves de Macedo, pai do bolsista do Monbukagakusho, Pedro Ivo Lage de Macedo; e da doutora Isabel Sipaúba Carvalho da Silva, que é mãe do Yhang Ricardo Sipaúba Carvalho da Silva, bolsista aprovado na modalidade estudante de graduação 2010 do Monbukagakusho, que estará seguindo no dia 3 de abril próximo.

Em termos de utilização do Programa Japonês de Bolsa de Estudos, o Piauí se destaca no cenário nacional. O Estado detém o primeiro lugar no Brasil quanto ao número de bolsistas aprovados para estudar no Japão, proporcionalmente à população estadual. De 1989, quando a Seplan iniciou este trabalho, até hoje, já foram enviados 127 estudantes para cursos de graduação, pós-graduação e de curta duração no país asiático.

Essa é um conquista que precisa ser ressaltada pelo fato desses piauienses terem disputado as vagas com estudantes de todo o Brasil e de mais de 180 países e região. Além do mais, segundo Seiji Nakayama, o Piauí é o único Estado do Brasil que tem uma assessoria voltada para a preparação de toda a documentação dos candidatos a bolsas, exigida pelo governo do Japão. Nos outros estados, este trabalho é feito pelo próprio candidato.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES