Corregedor afasta Gabriela Hardt, juíza que substituiu Moro na Lava Jato

Corregedor nacional de Justiça finaliza inspeção, cita suspeita de esquema na Lava Jato e desobediência a ordens do STF.

Corregedor afasta Gabriela Hardt, juíza que substituiu Moro na Lava Jato | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Corregedor Nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, determinou o afastamento do Judiciário da ex-titular da 13ª Vara de Curitiba, Gabriela Hardt, e de três magistrados que atuam no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o TRF-4. Isso se deu devido à constatação de condutas que incluem a manipulação da ordem processual, violações do código de ética da magistratura, prevaricação e até desrespeito às decisões do Supremo Tribunal Federal.

QUEM É? Hardt, que substituiu Sergio Moro na 13ª Vara, foi responsável pela homologação do trato que viabilizou a criação da fundação privada que seria abastecida com recursos da Lava Jato e teria integrantes da força-tarefa entre seus gestores. A empreitada foi jocosamente tratada como "fundação criança esperança" pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.

Segundo informação obtida pelo blog da jornalista Daniela Lima, a decisão do corregedor, já encaminhada aos pares do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cita que a juíza admitiu ter discutido previamente decisões com integrantes da extinta força-tarefa e violações "ao dever funcional de prudência, de separação dos poderes, e ao código de ética da magistratura".

Hardt, segundo a corregedoria do CNJ, avalizou a criação da fundação da Lava Jato abastecida com recursos da Petrobras com base "em informações incompletas e informais, fornecidas até mesmo fora dos autos" pelos procuradores de Curitiba. E que a operação, agora sob investigação, se assemelha a um esquema de "cash back".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES