Corregedora quer divulgação rápida de salário de magistrados

Calmon afirmou que Ayres Britto está comprometido a divulgar dados

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A corregedora-nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, defendeu nesta quinta-feira (28) a divulgação ?imediata? dos salários de magistrados, inclusive as gratificações, as quais chamou de ?penduricalhos?. Nesta quarta-feira (27), a Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou os salários do poder Executivo Federal para cumprir portaria que regulamentou a Lei de Acesso à Informação, que estabelece a ampla divulgação de informações públicas.

?A Justiça deve fazer o mesmo, de forma imediata. Eu já recebi ordem do ministro presidente [do Supremo Tribunal Federal] que está absolutamente seguro e não abre exceção para que façamos a divulgação dos dados salariais. Esses dados já existem, mas o que se fala é o salário teto. Temos gratificações adicionais que chamo penduricalho. Nós pretendemos colocar todos os itens de remuneração dos magistrados?, afirmou.

A ministra contou que recebeu reclamações de juízes contrários à medida. Segundo ela, alguns magistrados temem que a divulgação dos dados possa estimular sequestros e assaltos, já que todos terão acesso ao valor das remunerações recebidas por juízes e servidores.

?Eu até argumentei, como advogada do diabo, que recebia solicitação de magistrados preocupados com a segurança em razão dessa divulgação. Perguntei ao ministro Carlos Ayres Britto o que ele achava disso e ele respondeu: ?Nada, porque isso não é questão de segurança, a divulgação é prioridade??, contou a corregedora.

Eliana Calmon também fez um balanço do programa Justiça Plena, no Conselho Nacional de Justiça. Criado em 2010, o programa monitora o andamento de processos com grande repercussão nacional e oferece estrutura administrativa para garantir rapidez aos julgamentos.

Segundo a ministra, atualmente 108 processos são monitorados pelo CNJ e outros 13 foram finalizados.

A corregedora citou como exemplo de sucesso do programa o julgamento dos acusados de matar a deputada Ceci Cunha, o marido dela, a sogra e uma cunhada em 1998. Após 13 anos, cinco pessoas foram condenadas, em janeiro, pelos assassinatos. De acordo com a corregedora, o CNJ interveio no andamento do processo porque os advogados dos réus entravam com recurso atrás de recurso para adiar ao máximo o julgamento.

?A regra seria que a Justiça andasse sem precisar alguém tocar, mas estamos muito longe disso?, afirmou.

Eliana Calmon, que deixará o cargo de corregedora-nacional em setembro, afirmou que também considera uma vitória de sua gestão o reconhecimento da autonomia do CNJ de abrir processos disciplinares



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES