CPI deve focar em reunião entre Bolsonaro e militares que teria tratado de golpe

Parlamentares da base governista planejam se reunir com a senadora Eliziane Gama para discutir próximos passos da comissão

CPMI dos Atos Golpistas | Pedro França/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na reta final da CPI dos Atos Golpistas, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA)que atua como relatora, e os aliados do presidente Lula estão concentrando sua atenção nas reuniões entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e membros das Forças Armadas que teriam ocorrido em 2022, após o segundo turno das eleições. 

Eles defendem a votação de pedidos relacionados a esses encontros, que foi mencionado por Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, em sua delação premiada à Polícia Federal. Cid alegou que o almirante Almir Garnier, que na época era o comandante da Marinha, teria expressado apoio a um suposto plano golpista.

Parlamentares da base governista planejam se reunir com a senadora Eliziane Gama para discutir quais requerimentos serão submetidos à votação pelo comitê. A CPI foi estabelecida com o objetivo de investigar os ataques antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro, e está chegando à sua fase final. A leitura do relatório final está programada para o dia 17 de outubro.

Um dos pontos de destaque na reunião da CPI desta terça-feira (26) será o depoimento do general Augusto Heleno, que liderou o Gabinete de Segurança Institucional durante o governo Bolsonaro. Além disso, os parlamentares devem votar seis requerimentos, sendo quatro da base governista e dois da oposição. Há expectativa de que os requerimentos da relatora sejam incluídos junto com os da base, embora isso ainda não tenha sido confirmado oficialmente.

Segundo g1, a votação dos requerimentos provavelmente será simbólica e em bloco, o que significa que não haverá contagem de votos, e todos os requerimentos serão aprovados ou rejeitados em uma única votação.

Entre os requerimentos que serão discutidos estão a convocação do ex-comandante da Marinha, Almir Garnier; a convocação de Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro; a convocação do ex-presidente Jair Bolsonaro; uma nova convocação do ex-ministro da Defesa, general Braga Netto, que foi candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro em 2022; e o envio de Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) de Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Alguns membros da CPI, como o deputado Rafael Britto (MDB-AL), defendem a prorrogação da comissão devido ao conteúdo da delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, que mencionou uma suposta tentativa de golpe de Estado. No entanto, outros parlamentares, como o deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), acreditam que a prorrogação não é necessária, e a leitura do relatório final continua agendada para 17 de outubro.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES