CPI do 8/1: Com “elementos suficientes”, relatório será apresentado dia 17

Em agosto, ela afirmou que há “fortes condições” para indiciar o ex-presidente Bolsonaro.

Eliziane Gama, relatora da CPI do 8 de Janeiro | Waldemir Barreto/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito do 8 de Janeiro já possui "elementos suficientes" para ser apresentado. É o que afima a relatora da CPI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA)Nesta terça-feira (3), ela destacou que a apresentação do parecer está marcada para 17 de outubro. 

“Um relatório de uma CPI se faz com oitiva, com documentos e com quebras de sigilos. Acho que as quebras de sigilos que vieram até nós, juntando aos depoimentos que já fizemos, são elementos suficientes para apresentarmos um bom relatório no próximo dia 17”, declarou.

Apesar de considerar "um bom relatório" , a senadora considera ainda “pertinente” ouvir os comandantes das Forças Armadas que teriam participado de uma reunião com o então presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre um suposto plano de golpe depois das eleições de 2022, conforme relatado em reportagens da mídia sobre a delação premiada de Mauro Cid à Polícia Federal.

Ainda nesta terça, a senadora  manifestou seu apoio à apresentação de um mandado de segurança contra a decisão do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a quebra de sigilo do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF)Silvinei Vasques. Ela defendeu que essa questão deveria ser submetida à análise de todo o pleno da Corte.

Em agosto, ela afirmou que há “fortes condições” para indiciar o ex-presidente Bolsonaro. Também já disse que militares, em especial do Exército, devem ser citados no parecer. Uma CPI não pode indiciar uma pessoa, mas indicar ao Ministério Público a responsabilização civil e criminal.

O último depoimento à comissão está marcado para esta quinta-feira (5). O colegiado deve ouvir Beroaldo José de Freitas Júnior, subtenente da Polícia Militar do Distrito Federal, promovido por ato de bravura depois da atuação no dia 8 de Janeiro.

Apresentação do Parecer

Eliziane disse não terá limite de tempo para a apresentação de seu parecer no dia 17 de outubro. Os congressistas acordaram que, caso haja pedido de vista, o parecer da relatora será votado no dia seguinte. Pelo acordo definido, a presidência do colegiado não aceitará um pedido de encerramento da discussão. O objetivo é dar a oportunidade para todos que se inscreverem possam se manifestar. Integrantes da oposição apresentarão um voto em separado, que funciona como um relatório alternativo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES