CPI do 8 de janeiro aprova relatório e pede indiciamento de Bolsonaro e mais 60

Comissão atribuiu quatro crimes ao ex-presidente, entre eles, tentativa de golpe de Estado.

CPI do 8 de janeiro aprova relatório e pede indiciamento de Bolsonaro e mais 60 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A CPI dos Atos Golpistas aprovou nesta quarta-feira (18) o relatório final elaborado pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA). O relatório propõe o indiciamento de Jair Bolsonaro (PL) e aliados do ex-presidente por tentativa de golpe de Estado. A votação teve 20 votos favoráveis e 11 contrários.

Com a aprovação do parecer, encerra-se o trabalho do colegiado misto, que foi criado para investigar os atos golpistas de 8 de janeiro. Após cinco meses de investigação, o relatório final da CPI recomenda o indiciamento de um total de 61 pessoas, incluindo civis e militares.

O placar a favor do relatório de Eliziane impõe derrota à oposição, que tentou responsabilizar membros do governo Lula pelos ataques às sedes dos Três Poderes.

No relatório aprovado, a senadora destacou o esforço intencional do círculo próximo de Bolsonaro para intensificar a polarização política e promover a participação de apoiadores em manifestações antidemocráticas.

Além disso, o parecer traçou um histórico antidemocrático da administração de Jair Bolsonaro e atribuiu ao ex-presidente uma responsabilidade direta pelos ataques às instituições da República.

Consequentemente, cinco ex-ministros e seis colaboradores próximos de Jair Bolsonaro foram indiciados. A lista inclui ex-comandantes do Exército e da Marinha nomeados por ele, bem como outros 27 militares e policiais militares do Distrito Federal.

"O 8 de janeiro é obra do que chamamos de bolsonarismo. não foi um movimento espontâneo ou desorganizado; foi uma mobilização idealizada, planejada e preparada com antecedência. Os executores foram insuflados e arregimentados por instigadores que definiram de forma coordenada datas, percurso e estratégia de enfrentamento e ocupação dos espaços", afirmou Eliziane Gama.

O relatório será enviado a órgãos que avaliam e decidem pela apresentação de denúncias, ou não, com base nas conclusões da comissão. Entre as instituições para as quais o documento é encaminhado estão o Ministério Público Federal e a Advocacia-Geral da União (AGU).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES