CPI: Fachin segue Rosa Weber e vota contra a convocação de governadores

Julgamento virtual conta com dois votos contrários aos depoimentos dos comandantes estaduais na CPI da Covid

Avalie a matéria:
Fachin segue Rosa Weber e vota contra convocação de governadores | Foto: Rosinei Coutinho/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Luiz Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), acompanhou o voto da ministra Rosa Weber, relatora da ação na Corte, e se manifestou contra a convocação de governadores pela CPI da Covid instalada no Senado Federal para apurar ações e eventuais omissões do governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus.

Com o voto de Fachin, o placar do julgamento em plenário virtual aberto na madrugada desta quinta-feira (24) fica com dois votos favoráveis ao impedimento da convocação dos comandantes dos Estados para o colegiado. 

Com o voto de Fachin, o placar do julgamento em plenário virtual fica com dois votos favoráveis ao impedimento da convocação - Foto: Rosinei Coutinho/STF

Ainda precisam votar o presidente do STF, Luiz Fux (presidente), e os ministros Marco Aurélio, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Nunes Marques.

Na ação, Rosa Weber defende a possibilidade de que os comandantes dos Estados possam ser convidados para comparecerem, voluntariamente, ao colegiado para uma reunião, desde que exista o comum acordo entre as partes.

O parecer contra a convocação leva em conta que governadores de Estado devem prestar contas perante a cada uma das respectivas Assembleias Legislativas e ao Tribunal de Contas da União, não ao Congresso Nacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES