CPMI de 8 de Janeiro deve ter dias absolutamente intensos, diz relatora

A próxima reunião da Comissão está marcada para o dia 1º, às 9h.

Senadora Eliziane Gama, relatora da CPMI do 8 de agosto | Geraldo Magela/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da CPMI do 8 de Janeiro, afirmou nesta semana que, a partir de agosto, a CPMI do 8 de janeiro vai ter “dias absolutamente intensos”. A próxima reunião está marcada para o dia 1º, às 9h. De acordo com a senadora, documentos sigilosos encaminhados à comissão nas últimas semanas abrem novas frentes de investigação.

Na primeira reunião de agosto, senadores e deputados devem ouvir Saulo Moura da Cunha, que era diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no dia dos ataques às sedes dos Três Poderes. A CPMI tem 819 requerimentos pendentes de votação, sendo que a maioria sugere novos depoimentos, sendo 504 pedidos de convocação e 31 convites. 

A oposição quer ouvir os ministros Flávio Dino, da Justiça e da Segurança Pública; José Múcio Monteiro, da Defesa; General Marcos Antonio Amaro dos Santos, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); Rui Costa, da Casa Civil; Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais; Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social; e Márcio Costa Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Os parlamentares da base govenista querem ouvir o general Augusto Heleno, ministro do GSI na gestão do presidente Jair Bolsonaro. Durante o recesso também foi apresentado pedido que sugere a convocação da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Conforme o requerimento, após a quebra do sigilo telemático do tenente-coronel Mauro Cid foram encontrados comprovantes de depósitos em dinheiro na conta da ex-primeira-dama.

Foram apresentados 158 requerimentos para a quebra de sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático. Há pedidos para a transferência de dados sigilosos do ex-presidente Jair Bolsonaro, do empresário Luciano Hang, do ex-deputado federal Daniel Silveira (RJ) e da mulher do tenente-coronel Mauro Cid, Gabriela Santiago Ribeiro Cid. Há também solicitações para a transferência de sigilos do ministro da Justiça, Flávio Dino, e do general Marco Edson Gonçalves Dias.

Desde a sua instalação, a CPMI já ouviu o tenente-coronel do Exército e ex-ajudante de ordens Mauro César Barbosa Cid; o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, George Washington de Oliveira Sousa, preso por tentativa de atentado próximo ao aeroporto de Brasília; o coronel do Exército Jean Lawand Junior, pelas mensagens de conteúdo golpista que trocou com Mauro Cid; e o coronel e ex-chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do Distrito Federal,  Jorge Eduardo Naime.

A senadora não antecipou as testemunhas ou investigados que serão reconvocados ou submetidos. Por meio das redes sociais, o deputado Rogério Correia (PT-MG) disse que "além dos financiadores da tentativa de golpe, muitas 'lavanderias' serão reveladas. Muita coisa virá à tona".

Tentativa de "blindar os poderosos", diz Eduardo Girão

Segundo o senador Eduardo Girão (Novo-CE)os primeiros dois meses da CPMI foram caracterizados pela tentativa de “blindar os poderosos” por parte de aliados do Governo. Ele defendeu a convocação do general Marco Edson Gonçalves Dias, o militar que comandava o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) em 8 de janeiro e que teve imagens gravadas em vídeo ao lado de manifestantes dentro do Palácio do Planalto na data.

O senador Magno Malta (PL-ES)segundo vice-presidente da CPMI, disse que espera que a comissão tenha "equilíbrio e bom senso". 

"Eu espero que tenhamos uma reunião da diretoria, da mesa da CPI, com o presidente, deputado Arthur Maia (União-BA). Tenho proposto isso a ele, com a relatora Eliziane e o vice, senador Cid Gomes (PDT-CE), para que possamos delinear de maneira que haja um equilíbrio. Nós esperamos que a gente comece a ouvir, que haja, na visita que propus, a divisão de dois grupos para visitar as cadeias e falar com as pessoas", afirmou à Agência Senado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES