CPMI do 8 de Janeiro analisa acionar o CNJ contra o ministro André Mendonça

Ministros Indicados por Jair Bolsonaro no STF no Centro de Polêmica na CPMI do 8 de Janeiro

Ministro André Mendonça | Nelson Jr./STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os ministros André Mendonça e Nunes Marques, indicados ao Supremo Tribunal Federal (STF), pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tornaram-se o foco central da mais recente controvérsia envolvendo a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro. Tanto Nunes Marques quanto André Mendonça estão sob a mira de possíveis denúncias ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por supostamente dificultarem os interrogatórios de investigados ligados aos crimes relacionados ao ataque bolsonarista que ocorreu há 8 meses.

Nunes Marques deu aval para a ausência da ex-diretora de Inteligência do Distrito Federal, Marília Alencar, enquanto Mendonça permitiu que Osmar Crivelatti, assessor de Bolsonaro, faltasse à sessão realizada em 19 de setembro.

O presidente da CPMI, Arthur Maia (União Brasil-BA), já acionou a Advocacia do Senado para apresentar um recurso junto ao STF. Contudo, as chances de êxito parecem limitadas, visto que a CPMI do 8 de Janeiro está próxima de encerrar seus trabalhos, restando poucas sessões para ouvir esses e outros investigados.

A CPMI concentra suas atenções nos ministros militares de Jair Bolsonaro: Braga Netto, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira. Nesse sentido, parece que, por enquanto, os envolvidos de menor relevância estão sendo deixados de lado.

O colegiado está considerando acionar novamente o CNJ contra um ministro do STF, alegando que tanto Nunes Marques quanto Mendonça estão prejudicando e impedindo a CPMI de realizar suas funções de interrogatório e investigação.

O CNJ, órgão responsável por fiscalizar a conduta dos magistrados em todo o país, incluindo os ministros do STF, seria encarregado de analisar as denúncias. Caso sejam formalmente denunciados, o conselho avaliará se as ações dos ministros foram, de fato, inadequadas e decidirá se o processo disciplinar deve prosseguir.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES