Cristiano Zanin determina que governo garanta remédio de R$ 6 milhões a criança

O caso chegou ao Supremo Tribunal Federal por meio de um recurso interposto pela família da criança

Ministro Cristiano Zanin | Valter Campanato/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ministro Cristiano Zanin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou nesta terça-feira (5) que o governo federal deve garantir o fornecimento do medicamento Zolgensma a uma criança de dois anos de idade. Este medicamento é utilizado para o tratamento da amiotrofia espinhal (AME Tipo 1) e é reconhecido como o mais caro do mundo, com um custo aproximado de R$ 6 milhões.

O caso chegou ao Supremo Tribunal Federal por meio de um recurso interposto pela família da criança, com o objetivo de reverter uma decisão judicial anterior que havia negado o acesso ao medicamento. Importante destacar que o Zolgensma foi incluído no Sistema Único de Saúde (SUS) no ano passado.

Ao analisar o caso, o Ministro Zanin enfatizou que o medicamento já foi adquirido para ser administrado à criança e que não existem dúvidas sobre a eficácia do tratamento após sua incorporação ao sistema de saúde público.

"Decido em favor da procedência da reclamação, determinando a revogação da decisão objeto da reclamação e restaurando os efeitos da decisão que obrigou a União Federal a fornecer o medicamento solicitado. Este medicamento deverá ser administrado estritamente de acordo com as orientações médicas e dos profissionais de saúde que estão cuidando da reclamante", concluiu o Ministro.

A AME é uma doença rara e degenerativa que é transmitida de pais para filhos e afeta a capacidade do corpo de produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores, responsáveis pelos movimentos voluntários vitais do corpo, como respiração, deglutição e movimentação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES