Cuba escolhe neste domingo o sucessor de Fidel Castro

Novo chefe de Estado será nomeado após reunião da Assembléia Nacional

Novo chefe de Estado será nomeado após reunião da Assembléia Nacional | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os cubanos aguardam com calma e at? certa apatia a escolha, neste domingo (24), do novo presidente do Conselho de Estado, ap?s quase 50 anos com Fidel Castro no poder.

Em Havana, at? a v?spera da reuni?o da Assembl?ia Nacional, na qual ser? anunciado o nome do sucessor de Fidel, o clima ? de absoluta tranq?ilidade. At? agora n?o foi revelado oficialmente o nome do novo presidente, mas que muitos acreditam que ser? o general Ra?l Castro, de 76 anos, interino no cargo h? 19 meses e irm?o do l?der da Revolu??o Cubana.

O resultado, entretanto, pode ser outro, j? que Fidel, mesmo renunciando, n?o deixou claro que papel que outros l?deres pol?ticos, como o vice-presidente Carlos Lage Davila e o ministro do exterior, Felipe Perez Roque, v?o ter no governo.

H? ainda a possibilidade de Cuba continuar sendo governada essencialmente por dois presidentes, com Ra?l ? frente e Fidel nos bastidores, j? que, em sua ren?ncia, Fidel deixou claro que ele n?o est? saindo de cena. ?N?o estou dizendo adeus a voc?s?, escreveu ele. ?Eu apenas gostaria de lutar como um soldado das id?ias?.

Povo

Jorge, de 29, anos, disse ? Ag?ncia Efe que n?o se importa muito com a sucess?o, pois o que o preocupa mesmo ? conseguir uma permiss?o para abandonar a ilha. Tom?s, um pedreiro de 47 anos, aguardar? o que vai acontecer: "? a primeira vez que acontece isto. ? preciso esperar para ver como ficar?o as coisas".

Para ele, n?o h? d?vidas de que o novo chefe de Estado e de governo ser? Ra?l Castro, presidente provis?rio desde 31 de julho de 2006, e que com o irm?o de Fidel "as coisas podem melhorar um pouco".

A tranq?ilidade foi a t?nica em Cuba desde que, na ter?a-feira (19), o l?der da Revolu??o Cubana, de 81 anos, anunciou nos meios de comunica??o da ilha, todos estatais, que n?o aceitar? a renova??o de seu mandato.

Escolha

O nome do novo chefe de Estado ser? declarado oficialmente ap?s a instala??o de uma nova legislatura de cinco anos da Assembl?ia Nacional do Poder Popular, que tem duas sess?es por ano e no ?ltimo q?inq??nio, com exce??o dos or?amentos anuais, aprovou apenas uma lei.

A sess?o come?ar? no Pal?cio das Conven?es de Havana, ?s 10h (12h de Bras?lia), quando os 614 deputados eleitos no dia 20 de janeiro assumir?o seus postos.

Depois, provavelmente a portas fechadas, ser? eleita a nova dire??o do Parlamento, o presidente, os vice-presidentes, o secret?rio e demais membros do Conselho de Estado, integrado por 31 pessoas.

Mudan?a

Enquanto o mundo comenta as mudan?as institucionais em Cuba, nas ruas de Havana o povo parece alheio ao fato de que, pela primeira vez desde a sua cria??o, em 1976, o Conselho de Estado n?o ser? presidido pelo l?der da revolu??o de 1959.

Sacha, estudante de 18 anos, disse que a pol?tica n?o lhe interessa.

"Aqui n?o vai acontecer nada, e se ocorrer alguma confus?o, j? estaremos preparados", disse, salientando que essa "confus?o" s? pode vir de fora de Cuba, em refer?ncia aos Estados Unidos.

Dania, de 60 anos, n?o acredita que a ren?ncia de Fidel trar? mudan?as, porque o l?der "preparou o povo durante tempo para quando isto ocorresse".

"O mais certo ? que assuma Ra?l. Portanto, tenho certeza de que tudo continuar? como at? agora", acrescentou a cubana, que trabalha numa policl?nica.

O jornal oficial "Granma" afirma que os 614 deputados ter?o "a importantes e hist?rica miss?o" de escolher os componentes do Conselho de Estado.

No entanto, n?o faz refer?ncia direta ? sucess?o do "companheiro Fidel", como este aparece na imprensa oficial desde que, na ter?a-feira (19), pediu para ser chamado assim.

Em Havana, pelo menos abertamente, apenas diplomatas, analistas e correspondentes estrangeiros fazem debates sobre quem ser?o os novos presidente, vice-presidentes, l?deres do Parlamento e demais integrantes dos conselhos de Estado e de Ministros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES