Cunha envia orientações para influenciar na eleição de sucessor

Cunha é um dos que defendem que o PMDB não indique candidato.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Assim que oficializou sua renúncia do cargo de presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) já começou a trabalhar para conseguir influenciar na eleição do seu sucessor. Todo o processo está acontecendo por meio de troca de mensagens entre os deputados do PMDB, onde Cunha faz recomendações, traça cenários e faz alertas para a permanência de Waldir Maranhão (PR-MA) na presidência, visto que ele pode dificultar a vida do presidente interino Michel Temer.

Cunha é um dos que defendem que o PMDB não indique candidato para sua sucessão e apoie um nome vindo do chamado centrão, grupo de partidos médios sobre o qual ainda exerce influência política. No PMDB, entre os vários nomes cogitados, o único que já confirmou candidatura foi o ex-ministro da Saúde do governo Dilma, Marcelo Castro (PI), um desafeto do ex-presidente da Câmara.

Para ele, a chance de a presidência da Câmara voltar ao PMDB é remota. Segundo ele, o centrão e legendas de oposição não deixarão o partido ocupar novamente a cadeira. “Temos uma condição diferente hoje por termos o presidente da República. Difícil ter Senado, Câmara e presidência em um único partido. São remotas as chances de aceitarem isso”, escreveu Cunha em uma das mensagens.

A discussão no grupo de conversa do PMDB, segundo alguns deputados, começou após Cunha enviar uma mensagem sobre o risco que Temer corre de sofrer um “golpe” orquestrado por Maranhão para acelerar o processo de impeachment contra o presidente interino, em curso na Câmara.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES