Mr Trust:Cunha vira garoto propaganda de campanha contra corrupção

Transparência Internacional: Cunha é o “Senhor Trust” brasileiro

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após ser cassado pela Câmara dos Deputados nesta segunda-feira, o ex-presidente da Casa Eduardo Cunha se tornou o “garoto propaganda” de uma campanha da Transparência Internacional contra a corrupção pelo mundo.

De acordo com a entidade, Cunha é o “Senhor Trust” brasileiro. O ex-deputado afirmou em sua defesa no Conselho de Ética da Casa que não tinha contas secretas no exterior e que seria apenas beneficiário de um trust — um fundo de investimento responsável por administrar bens de terceiro.

O objetivo da ação é conscientizar a opinião pública mundial sobre os riscos do trust, uma modalidade de investimento. A entidade afirma, em um vídeo publicado nesta terça-feira, que analisou 213 casos de corrupção em 80 países pelo mundo. Do total, 70% deles usaram “algum tipo de veículo secreto” para “esconder dinheiro ilícito”, e “um desses veículos é o trust”, afirma a Transparência Internacional.

A Transparência Internacional diz que Cunha — o “Mr. Trust”, para a entidade com sede na Alemanha — é “um dos políticos mais poderosos investigados pelo Ministério Público” e liga o ex-presidente da Câmara dos Deputados ao escândalo de corrupção descoberto na Petrobras.

O vídeo explica, ainda, que Cunha perdeu o mandato ao mentir para o Congresso brasileiro. No ano passado, no Conselho de Ética da Casa, Eduardo Cunha garantiu que não tinha contas secretas não declaradas no exterior. Procuradores suíços, entretanto, localizaram quatro contas vinculadas a ele e a sua esposa, explicou a Anistia Internacional.

“No total, as autoridades brasileiras estão pedindo que Mr. Trust e sua mulher devolvam US$ 30 milhões ao governo brasileiro”, informa o vídeo.A campanha lançada pela Transparência Internacional mostra como a instituição e outras entidades “lutam para que se esclareça quem se beneficia de trustes”.

O grupo pede que todas as informações sejam tornadas públicas para “acabar com o ciclo vicioso de impunidade” que esses mecanismos permitem. “Existem muitos Mr. Trusts pelo mundo. Ajude a desmascará-los”, alerta a instituição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES