Cúpula do Mercosul: veja possíveis acordos e o que será discutido hoje no Rio

Brasil assumiu comando do Mercosul em julho e tentou avançar nas negociações por acordos comerciais

Cúpula do Mercosul: veja possíveis acordos e o que será discutido hoje no Rio | Foto: Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Representantes dos países que integram o Mercosul se reúnem nesta quinta-feira (7) no Rio de Janeiro para a cúpula do bloco, formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Criado em 1991, o Mercosul busca garantir a integração entre países da região, implementando parcerias em nível comercial, político e diplomático, além de aumentar os investimentos. 

Ao assumir a presidência temporária do bloco, em julho deste ano, o Brasil colocou como uma das prioridades a tentativa de conclusão dos acordos comerciais em negociação, com a realização de novas rodadas de conversas. Ao longo dos últimos meses, o acordo comercial mais mencionado pelo presidente Lula – e por outros líderes em discursos nos fóruns internacionais – foi o negociado com a União Europeia, cujas tratativas ocorrem desde 1999.

A intenção da diplomacia brasileira era anunciar a conclusão das negociações durante a cúpula que tem início nesta quinta-feira no Rio de Janeiro. Contudo, os planos foram frustrados devido a uma recente posição da França. Apesar disso, os diplomatas afirmam que as conversas continuarão.

Lula e Macron na COP 28 — Foto: Ricardo Stuckert 

Oficialmente, o Ministério das Relações Exteriores já confirmou que, durante a cúpula, será assinado o acordo comercial com Singapura, e também será promulgado o Protocolo de Adesão da Bolívia ao Mercosul. Até então, a Bolívia fazia parte do grupo na condição de Estado Associado, assim como o Chile, a Colômbia e o Equador, por exemplo.

ACORDOS COMERCIAIS

Ao assumir a presidência do Mercosul, o Brasil listou os seguintes acordos comerciais como prioritários para o bloco:

  • União Europeia
  • EFTA
  • Singapura
  • Canadá
  • Vietnã
  • Indonésia

Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, foram iniciados diálogos com El Salvador e República Dominicana, visando, em um estágio posterior, o início oficial das negociações para potenciais fechamentos de acordos comerciais com esses países. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES