Dallagnol não é encontrado pela Corregedoria e será notificado pelo DOU

De acordo com as regras estabelecidas em 2009, Dallagnol deverá ser informado por meio de publicação no Diário Oficial da União.

Deputado Dallagnol não foi encontrado | Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pela terceira vez, a Corregedoria da Câmara dos Deputados tentou notificar pessoalmente o deputado Deltan Dallagnol (PODE_PR) sobre a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o seu mandato. No entanto, o deputado não foi encontrado. De acordo com as regras estabelecidas em 2009, Dallagnol deverá ser informado por meio de publicação no Diário Oficial da União.

Após a publicação, Dallagnol terá um prazo de cinco dias úteis para apresentar sua manifestação por escrito. O prazo começa a contar no dia útil seguinte à notificação e termina no último dia útil do expediente da Câmara, quando não houver sessão plenária, ou ao final da sessão, caso haja. O corregedor da Casa, deputado Domingos Neto (PSD-CE), poderá solicitar o depoimento do deputado se julgar necessário. 

Dallagnol já declarou que a análise da Corregedoria será apenas formal, não abrangendo o conteúdo da decisão do TSE. A investigação da Corregedoria é mantida em sigilo até a conclusão do procedimento, a menos que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decida tornar o caso público. Após a conclusão do parecer da Corregedoria, o processo é encaminhado para a Mesa Diretora da Câmara, que, de acordo com a Constituição, é o órgão responsável por declarar a perda do mandato do parlamentar quando esta é determinada pela Justiça Eleitoral.

Leia Mais

É importante ressaltar que a perda de mandato por decisão da Justiça Eleitoral difere da perda de mandato por quebra de decoro ou condenação criminal, que exigem a aprovação da maioria absoluta do plenário da Casa. Um exemplo disso ocorreu em agosto de 2021, quando o plenário da Câmara aprovou, por 437 votos a 7, a cassação do mandato da ex-deputada Flordelis.

Dallagnol teve seu registro de candidatura cassado por decisão unânime do TSE. Na prática, isso resulta na perda de seu mandato de deputado federal. Anteriormente, como procurador, o deputado atuou como coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná. Dallagnol estava enfrentando 15 procedimentos administrativos no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e pediu exoneração antes que esses casos fossem concluídos.

Os ministros do TSE entenderam que ele solicitou a exoneração com a intenção de contornar a Lei de Inelegibilidade e a Lei da Ficha Limpa. Essas normas proíbem a candidatura de pessoas que deixam o Judiciário ou o Ministério Público para evitar penalidades. No caso de Dallagnol, ele poderia ter sido condenado à aposentadoria compulsória ou até mesmo demissão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES