Datafolha: Aprovação do Governo Lula sobe e tem melhor índice no Nordeste

A região Nordeste é a que a gestão Lula tem a melhor avaliação; no Sul e entre os evangélicos observa-se o pior desempenho.

38% consideram o Governo ótimo ou bom e 31% consideram ruim ou péssimo | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal "Folha de S.Paulo" nesta quinta-feira, 14 de setembro, ofereceu insights sobre a percepção do público em relação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os resultados revelam uma polarização ainda latente. 

De acordo com a pesquisa, 38% dos entrevistados consideram o governo de Lula como ótimo ou bom, enquanto 31% o avaliam como ruim ou péssimo. 30% têm uma visão do governo como regular, enquanto 2% não souberam ou não opinaram sobre a administração de Lula.

Vale ressaltar que a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o levantamento foi conduzido com 2.016 pessoas em 139 cidades, entre os dias 12 e 13 de setembro.

Comparando com a pesquisa anterior, divulgada em 14 de junho, podemos observar uma leve melhoria na avaliação positiva de Lula, que subiu um ponto percentual, de 37% para 38%. No entanto, a reprovação registrou um aumento mais significativo, subindo quatro pontos, ultrapassando a margem de erro, e passando de 27% para 31%.

Ao analisar a aprovação do governo Lula por região e grupos demográficos, observamos algumas diferenças marcantes. Por exemplo, a aprovação é mais alta no Nordeste, atingindo 49% dos entrevistados. Além disso, pessoas com menor escolaridade apresentam uma aprovação mais elevada, chegando a 53%. Aqueles com menor renda também têm uma aprovação significativa, alcançando 43%.

Por outro lado, a reprovação é mais notável em algumas categorias específicas. Na região Sul do país, 39% dos entrevistados veem o governo de forma negativa. Entre os mais escolarizados, a reprovação também é de 39%. Pessoas que ganham de 5 a 10 salários mínimos registram uma taxa de reprovação de 44%, e entre os evangélicos, a reprovação é de 41%.

Quando questionados sobre suas expectativas em relação ao futuro do governo Lula, 43% acreditam que, daqui para frente, ele fará um governo ótimo ou bom, enquanto 28% esperam um governo ruim ou péssimo, e 26% esperam um governo regular. Apenas 2% não sabem ou não opinaram sobre o futuro governo de Lula.

Quanto ao desempenho do governo até o momento, 53% afirmam que o presidente fez menos pelo país do que esperavam, enquanto 25% acreditam que ele fez pelo país o que esperavam que ele fizesse. Apenas 17% acreditam que ele fez mais pelo país do que esperavam, e 3% não têm uma opinião clara sobre o desempenho até agora. Além disso, 2% deram outras respostas em relação ao desempenho do governo Lula.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES