Datafolha: satisfação de morar no Brasil sobe de 59% para 74% em um ano

Já o sentimento de orgulho de ser brasileiro passou de 77% para 83%, segundo a pesquisa publicada pelo jornal “Folha de S.Paulo”.

Datafolha: 83% sentem orgulho de ser brasileiro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em um período de um ano, a pesquisa Datafolha revelou que a satisfação dos brasileiros em morar no Brasil aumentou de 59% para 74%. Paralelamente, o sentimento de orgulho de ser brasileiro também registrou um crescimento, passando de 77% para 83%. Os dados foram divulgados na sexta-feira (8) pelo jornal "Folha de S.Paulo".

Os dois resultados se aproximam do teto registrado pela série histórica, iniciada no ano 2000, pelo instituto. O levantamento foi realizado na terça-feira (5) com 2.004 eleitores, em 135 cidades pelo país. A margem de erro é de dois percentuais para mais ou para menos.

Segundo o Datafolha, 8% dos eleitores consideram o Brasil um local ruim para viver, o que representa uma estabilidade em relação à pesquisa de dezembro de 2022, que havia apontado 9%. Já o percentual de brasileiros que consideram "regular" o fato de morar no país caiu de 33% para 18%.

Segundo o jornal "Folha de S.Paulo", a correlação com o desempenho do governo não é automática: a satisfação deriva de outros fatores também, como o estado da economia, e o menor desemprego (7,6% no trimestre fechado em setembro) desde 2014.

A aprovação do governo Lula, por sua vez, se manteve estável o ano todo, chegando a este levantamento em 38%. "Na política, após a aguda turbulência dos atos golpistas do 8 de Janeiro, houve uma acomodação visível das tensões, embora isso seja mais intangível para a população".

O orgulho de ser brasileiro também aumentou, passando de 77% para 83% em um ano, aproximando-se dos 89% registrados em novembro de 2010. Já o sentimento de vergonha em ser brasileiro caiu de 21% para 16% no período.

O momento em que a correlação quase se inverteu nesses 23 anos foi junho de 2017, durante o governo Michel Temer (MDB). Na ocasião, houve um inédito empate, com 50% dizendo ter mais orgulho do que vergonha de ser brasileiro e 47%, o contrário.

Na média das 32 pesquisas em que a questão foi colocada, 76% se dizem mais orgulhosos e 22%, mais envergonhados de sua condição de brasileiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES