De saída, Flávio Dino diz que propôs criar Conselho Nacional das Polícias

Flávio Dino se reuniu com Ricardo Lewandowski e apresentou a ideia de criar uma Corregedoria Nacional das Polícias

Ministros Flávio Dino e Ricardo Lewandowski | Jamile Ferraris / MJSP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante encontro para tratar sobre a trasição de cargos, realizado nesta terça-feira, 23,em Brasília, com o novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o atual ministro Flávio Dino  anunciou em entrevista que o Ministério da Justiça encaminhou à Casa Civil uma proposta para a criação de um Conselho Nacional das Polícias. No encontro, Ricardo Lewandowski afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho de seu antecessor com pequenos ajustes na pasta.

A proposta também sugere a instituição da Corregedoria Nacional das Polícias, ficando a decisão de levar adiante essas ideias em formato de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nas mãos da Presidência da República.

De acordo com Dino, esses órgãos desempenhariam o papel de coordenar as atividades das polícias em todo o país, utilizando como exemplo a função do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em relação ao Judiciário. Dino destacou que, assim como o CNJ conferiu notoriedade ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o sistema judiciário, a criação desses conselhos para as polícias seria um passo significativo para a construção de um sistema nacional normativo e articulado, semelhante ao existente no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Judiciário.

Durante a entrevista, Flávio Dino também mencionou que caberá a Ricardo Lewandowski concluir o protocolo do Ministério da Justiça referente ao uso de câmeras corporais pelas polícias do Brasil. Dino ressaltou a importância desse equipamento como uma ferramenta de proteção para os policiais e investigação de delitos.

Quanto à passagem de cargo, Dino afirmou que o sucessor, Ricardo Lewandowski, terá a responsabilidade de finalizar o protocolo e deu ênfase à continuidade entre seus projetos e os de Lewandowski. Este último destacou a importância de enfrentar desafios na área de segurança pública, afirmando que a transição seria mais uma "continuidade" do que uma mudança significativa. A nomeação de Lewandowski foi publicada no "Diário Oficial da União" e está prevista para a próxima semana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES