Debate jurídico aborda ineficiência dos presídios no Piauí

Defensor também falou da ineficiência do atual sistema prisional

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ineficiência do sistema penitenciário e sua influência nas decisões judiciais. Esse foi o tema do debate promovido pela Associação Piauiense do Ministério Público (APMP) durante o final de semana na sede campestre da entidade

Quatro convidados apresentaram suas visões sobre o tema proposto. O primeiro deles foi o promotor de Justiça, Gerson Gomes, que falou sobre a evolução do direito penal, ressaltando a importância do Ministério Público nas decisões jurídicas.

Em seguida foi a vez do juiz Josemilton Silva Barros contar um pouco da sua experiência. Ele fez críticas ao sistema prisional e à sua ineficiência na ressocialização dos detentos. “O sistema prisional não ressocializa, não reeduca. Em Timon, onde atuo no momento, 90% dos presos têm menos de 25 anos. Em Pedrinhas, no Maranhão, todos eles são separados de acordo com a facção criminosa. Não há espaço para quem não se enquadra em nenhuma dessas facções”, relata.

Josemilton também falou da forma como é visto o papel do juiz na sociedade, como aquele que “prende e solta bandido”, quando, na verdade, a atuação do juiz vai muito além disso. O debate também contou com a participação do presidente da Associação Piauiense dos Defensores Públicos (Apidep), João Batista Viana.

Durante a sua exposição, o defensor também falou da ineficiência do atual sistema prisional. “Nunca se prendeu tanto no Brasil. Estamos próximos a ser o país com a 3ª maior população carcerária do mundo. Mesmo diante disso, o problema da violência não foi resolvido. O sistema não recupera”, diz.

Para o promotor José William Luz, que encerrou o debate, o problema da superlotação não pode impedir novas prisões. “A grande discussão é: como julgar esse processo de forma mais célere. Além disso, acredito que o Estado deve começar a ser responsabilizado pelas mortes que ocorrem dentro do sistema”, reitera.

De acordo com o presidente da APMP, Paulo Rubens Parente Rebouças, o tema da segurança pública rende muitos debates. “O atual sistema penitenciário gera mais criminosos. É preciso melhorar as condições dos presídios. Esse é só um tópico que está sendo avaliado, tantos outros podemos discutir, relacionado à segurança pública”, diz. Por fim, o presidente agradeceu a presença dos palestrantes e dos convidados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES