Defesa Civil entrega casas, estrada e passagem molhada em Lagoa do Piauí

A solução para se trafegar entre as zonas urbana e rural do município chegou

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário estadual de Defesa Civil, Fernando Monteiro, e o superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Paraíba (Codevasf), Guilherme Gonçalves Almeida, entregaram, nesta sexta-feira, 26, as obras de uma passagem molhada e uma estrada vicinal aos moradores do município de Lagoa do Piauí.

A passagem molhada de 35 metros de comprimento sobre o riacho Gameleira representa a realização do sonho de mais de um século da população daquele município. A obra foi executada com recursos no valor de R$ 148 mil provenientes do Ministério da Integração Nacional, Codevasf e Governo do Piauí, através da Defesa Civil estadual. ?É uma obra simples, porém de um alcance social sem tamanho para essas populações que, todo ano, eram obrigadas a ficar de três a quatro meses isoladas. Só se passava aqui pagando canoa ou arriscando a vida a nado?, explica Fernando Monteiro. A passagem molhada liga a sede do município às comunidades São José, Valadares, Corredores, Matinha, Pau de Chapada, Caraíbas e outras localidades, além da população ribeirinha de Beneditinos que trafega por aquele trecho, em sua grande maioria estudantes, agricultores e feirantes.

Para completar o benefício, a Prefeitura de Lagoa do Piauí utilizou a patrulha mecanizada entregue pelo Governo do Estado, através da Defesa Civil, na abertura de 9 Km entre as localidades São José e Água Fria. O agricultor Antonio Silvestre, 80, explica que as duas obras são a solução para grande parte dos problemas do município. ?Primeiro, porque não havia estrada, era apenas uma vereda, os carros é que faziam o caminho. Segundo, porque mesmo transitando dessa forma, quando chegava no riacho não tinha como passar. Agora, vai ficar mais fácil para o escoamento da produção e, principalmente, para o transporte escolar rural. Pensei que nunca fosse ver isso?, diz, admirado.

A comitiva também acompanhou o secretário Fernando Monteiro na visita às 20 casas construídas pela Defesa Civil para abrigar famílias atingidas pelas enchentes de 2009 no município. Estiveram presentes à solenidade, o deputado federal Marcelo Castro; Carlos Augusto Pessoa Aragão, engenheiro agrônomo da Codevasf; diretor de Programas Especiais da Defesa Civil, James Alves da Silva; a quem o secretário Fernando Monteiro teceu elogios pelo empenho em conseguir essas obras; prefeito Matias Barbosa e vice-prefeito Antonio Neto; secretários municipais de Agricultura, Geraldo Soares; Finanças, Ferry e de Saúde, Antonio Guilherme, além de muitos vereadores, representantes de associações de agricultores e moradores do município.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES