Defesa Civil fiscaliza abastecimento por carro-pipa no semiárido do Piauí

Abastecimento de água no semiárido é feito por carro-pipa

Defesa Civil do Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Acompanhar a regularidade na distribuição e atestar a qualidade da água, equipes da Secretaria Estadual de Defesa Civil (Sedec) intensificam a fiscalização ao serviço de abastecimento de água realizado por carro-pipa em cinco municípios do Sul do Piauí. O Estado tem 50 cidades em estado de emergência.

As equipes visitaram as cidades de Alagoinha, Francisco Macedo, Francisco Santos, Monsenhor Hipólito e Vila Nova do Piauí, localizadas nos Territórios de Desenvolvimento Chapada Vale do Rio Itaim e Vale do Rio Guaribas. Ao todo, 15 veículos atuam no abastecimento desta região.

Segundo André Fontenele, coordenador dos Conselhos Municipais da Defesa Civil, durante o acompanhamento, os técnicos avaliam as condições das cisternas que armazenam água e também entrevistam famílias beneficiadas. 

Equipe monitora a qualidade da água servida à população

“O caminhão abastece cisternas que possuem capacidade para 16 mil litros cada uma, que garante consumo para cerca de 45 dias. A água ofertada deve vir exclusivamente de poços e a análise da qualidade é feita pelo Lacen”, explica André Fontenele.

Com exceção de Vila Nova do Piauí, todas as cidades visitadas estão sob Decreto de Emergência reconhecidos pelo Governo do Estado. Na próxima semana, as equipes da Sedec estarão em mais quatro municípios para conferir in loco a ação dos caminhões-pipa nas comunidades do semiárido.

50 municípios estão em estado de emergência

Segundo a Secretaria de Defesa Civil, 50 municípios estão em estado de emergência e segundo o secretário José Augusto, o Governo do Estado já atua nas regiões mais atingidas de maneira paliativa com a operação pipa para reduzir os impactos deste fenômeno na vida do sertanejo. 

"Com mais recursos, iremos também agilizar a perfuração de poços e sondar a viabilidade técnica para construção de mais adutoras”, explica o secretário de Estado da Defesa Civil (Sedec), José Augusto Nunes. 

Estão entre os benefícios que as famílias desses municípios podem ter acesso: antecipação de benefícios da previdência social, liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), renegociação de dívidas rurais e acesso à linha de crédito especial ao agricultor. A Sedec ainda aguarda o envio de recursos federais para ações mais complexas de convivência com a seca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES