Defesa dos Mantovani nega motivação política no caso de agressão a Moraes

Advogado fez críticas à fala do presidente Lula e disse que foi fruto do “desconhecimento” do caso

Ralph Tórtima faz a defesa do trio de suspeitos no caso de Moraes | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O advogado Ralph Tórtima, que faz a defesa do empresário Roberto Mantovani Filho, 71 anos, Andreia Mantovani, 45 anos, e Alexandre Zanatta, 41 anos, acusados de abordar o ministro Alexandre de Moraes e o filho Alexandre Barci de Moraes, no Aeroporto de Roma, na Itália, no dia 14 de julho, negou a existência de qualquer motivação política dos suspeitos no episódio.

De acordo com o advogado, o debate foi causado pela falta de lugares na sala VIP do aeroporto e que o episódio não envolvia diretamente o ministro do Supremo Tribunal Federal, mas o seu filho. Ralph Tórtima fez críticas sobre a apreensão dos celulares dos suspeitos pela Polícia Federal. Segundo o advogado, a questão englobava um espaço da sala VIP e não havia qualquer relação política. 

"Eu acho um absurdo uma ordem judicial nesse sentido, de apreensão de celulares e de computadores, numa situação que quando muito tivesse sido comprovada alguma ofensa ela não seria ao ministro, seria ao filho dele”, relatou o advogado, declarando que o caso foi mais uma questão especulativa e informou que os aparelhos de celulares ão têm relação com o suposto crime.

As três pessoas suspeitas foram abordadas e inquiridas pela Polícia Federal logo que chegaram ao Brasil, no último dia 15. O advogado disse ainda que os suspeitos foram informados que teriam de se manifestar sobre o episódio, mas não foram advertidos sobre quais trâmites processuais iniciais, como o direito ao silêncio e direito de defesa.

“Foram abordados, filmados e fotografados assim que saíram do avião e submetidos a um interrogatório absolutamente contrário àquilo que se espera e aquilo que está previsto em lei”, afirmou o advogado. A defesa fez críticas ao fato de que o ministro e o seu filho  não foram chamados para prestar depoimento à PF até o presente momento.  

No depoimento, o empresário Roberto Mantovani Filho afirmou que “afastou” o filho do ministro Alexandre de Moraes com os braços porque sua esposa se sentiu desrespeitada pelo filho de Moraes. Já  Andreia Mantovani declarou que criticou a possibilidade da família ter tido algum privilégio para acessar a sala VIP. Já Alexandre Zanatta negou as acusações.

Confusão por falta de espaço na Sala Vip

A defesa diz que o casal Mantovani e Zanatta chegou à sala VIP do Aeroporto Internacional de Roma (Itália) e não havia visto o ministro Alexandre de Moraes.  Ao acessar a entrada da sala VIP, Roberto identifica o ministro no espaçol reservado e informa à família. O advogado diz que os suspeitos tentaram entrar, mas foram informados que não poderiam entrar porque a sala já estava cheia. Foi quando Andréia se dirigiu à recepção e criticou o fato de não poder entrar na sala. Foi neste momento, de acordo com o advogado, que o filho do ministro teria feito ofensas à mulher.

Em razão das ofensas do filho do ministro, Roberto Mantovani teria afastado o filho do ministro com o braço. A defesa não soube informar se foi um tapa ou se o suspeito empurrou o filho do ministro, que questionou ao empresário se ele queria briga e ouviu resposta negativa do empresário.

Defesa critica Lula

O advogado Ralph Tórtima criticou a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)que nesta quarta considerou os suspeitos de hostilizar o ministro como "animal selvagem". Ele disse que  a fala do presidente é resultado de “desconhecimento”.  O advogado analisa que houve “falha grave” da assessoria do chefe do Executivo. “Tivesse o presidente conhecimento do que de fato aconteceu com toda certeza não teria dado uma manifestação infeliz como essa”, afirmou. 

A respeito dos comentários do ministro da Justiça, Flávio Dino, Tórtima afirma que é evidente que ele “tentou dar legalidade” a todo o procedimento instaurado contra os suspeitos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES