Defesa: ‘Não vou reinventar a roda’, diz ministro Celso Amorim

A indicação do ex-chanceler provocou reações contrárias por parte dos altos comandos militares

Avalie a matéria:
Celso Amorim | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na primeira reunião com a cúpula das Forças Armadas, o novo ministro da Defesa, Celso Amorim, procurou este sábado tranqüilizar os comandantes militares. ?Não vou reinventar a roda?, disse Amorim, sobre a forma como conduzirá a pasta.

A indicação do ex-chanceler provocou reações contrárias por parte dos altos comandos militares, que consideram que Amorim fez uma gestão ?ideologizada? nos anos em que esteve à frente do Ministério das Relações Exteriores.

Para reduzir o desconforto, Amorim se reuniu este sábado por quase duas horas, no Palácio do Planalto, com o general Enzo Peri (Exército), o brigadeiro Juniti Saito (Aeronáutica), o almirante Júlio Soares de Moura Neto (Marinha) e o general José Carlos De Nardi (Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas)

No encontro, o novo ministro apresentou as motivações pelas quais decidiu assumir a Defesa. Já os comandantes fizeram exposições breves sobre as questões que consideram mais importantes, entre elas, o orçamento da pasta.

Antes, Amorim havia se reunido por duas horas e meia com a presidente Dilma Rousseff, para um almoço no Palácio da Alvorada, onde recebeu as primeiras orientações sobre a condução da pasta.

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa, a agenda do novo ministro, no primeiro momento, será ?conhecer algumas organizações militares?. Ainda de acordo com a assessoria, Amorim se comprometeu a ?implementar ações e diretrizes da estratégia nacional? da Defesa.

A posse de Amorim está prevista para acontecer na tarde de segunda-feira, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Nos dias seguintes, o ministro participará de reuniões individuais com cada um dos comandantes para detalhar quais serão as ações prioritárias da pasta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES