Delator diz que Cunha dava palavra final em indicações na Petrobras

Novo delator citou o presidente da Câmara na operação da Lava Jato

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante depomento de delação premiada, o ex-gerente da Petrobras, o engenheiro Eduardo Mussa declarou que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha *(PMDB-RJ), era quem dava a "palavra final" na indicação para a diretoria Internacional na empresa, uma área considerada como uma das mais envolvidas na Operação Lava Jato, devido a suspeita de cobrança de proprina milionárias.

Os antigos diretores da área citada por Mussa, Nestor Cerveró e Jorge Zelada, estão presos preventivamente em Curitiba.

Eduardo Mussa foi o gereante da área internacional no período de 2006 a 2009, onde o PMDB era quem detinha a indicação do cargo de diretor. O lobista João Augusto Rezende, seria um dos responsáveis para indicar nomes à diretoria, porém a palavra final seria de Eduardo Cunha. João Agusto Rezende foi preso nesta segunda-feira (21) na última fase da operação.

"Henriques disse ao declarante [Musa] que conseguiu emplacar Jorge Zelada para diretor internacional da Petrobras com o apoio do PMDB de Minas Gerais, mas quem dava a palavra final era o deputado Eduardo Cunha", diz um trecho da delação.

Segundo o delator, Henriques tinha ligação com o PMDB e exercia influência na área Internacional e "possivelmente"na diretoria de Exploração e Produção –que ainda não foi alvo da Lava Jato.

O delator conta que o lobista era quem cedia informações privilegiadas da Petrobras que ajudava na formação dos preços das propostas enviadas à diretoria, em troca do pagamento de propina.

O valor que Henriques recebia de propina das empreiteiras que prestavam serviços para a Petrobras era de R$ 20 milhões, segundo apontan as investigações.

Em julho, o lobista João Augusto Henriques negou em seu depoimento, que tivesse ligações políticas com o PMDB e afirmou que nunca teria recebido ou intermediado qualquer propina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES