Diretório do DEM no Distrito Federal é fechado

Executiva escolheu o senador Marco Maciel para montar um novo diretório em meio à crise

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 O diretório regional do DEM no Distrito Federal foi fechado nesta quarta-feira (24) por decisão da Executiva Nacional do partido. O termo usado é “autodissolução” porque o pedido partiu do próprio presidente da legenda no DF, o deputado federal Osório Adriano (DEM-DF).

A Executiva Nacional escolheu o senador Marco Maciel (PE) para montar um novo diretório e deu uma semana para que o secretário de Transportes do Distrito Federal, Alberto Fraga, deixe o governo. Osório Adriano afirmou que decidiu se antecipar ao pedido que o deputado Ronaldo Caiado (GO) e o senador Demóstenes Torres (GO) apresentariam hoje na reunião da executiva nacional da legenda.

-Eu me adiantei a uma decisão que poderia ser tomada hoje. Essa medida é para que passe essa onda, para que a nacional busque uma solução. Eu pedi a dissolução antes mesmo que outros pedissem. O DEM no Distrito Federal tem, de acordo com Osório Adriano, 13 mil filiados. A executiva regional do DEM é composta por 19 filiados.

Maciel vai escolher, nos quadros do DEM, nomes que não têm nenhum envolvimento com o escândalo de corrupção que atingiu o governo do DF. José Roberto Arruda (sem partido) teve que sair do partido depois de ser flagrado recebendo dinheiro.

Atualmente o governador afastado está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. Em seu lugar assumiu o também correligionário do DEM Paulo Octávio, vice de Arruda, mas que ontem pediu sua desfiliação e entregou o governo do Distrito Federal ao presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima (PR).

Marco Maciel terá cerca de 20 dias para indicar chapa e reconstruir o diretório do DEM no Distrito Federal. Na reunião da executiva, o secretário de Transportes Alberto Fraga (DEM) também anunciou que deixará seu cargo no governo para não ser expulso da legenda.

Fraga é deputado federal e deve reassumir sua vaga. Fraga saiu muito abatido da reunião. Com os olhos marejados afirmou que é um "demissionário". O secretário pediu prazo de uma semana para sair do governo. Argumentou que precisa fazer uma transição para entregar ao novo secretário o cronograma das obras da pasta.

- Já posso dizer que sou um demissionário. Posso não concordar, mas sou um bom soldado, cumpro ordens. Apesar de deixar o governo, Fraga voltou a criticar a decisão do partido. - O mau político deve ser banido na hora do voto. Tirar o direito de uma pessoa eleger seu representante só na Ditadura.

O secretário contou que conversou com Arruda por mais de 40 minutos e que o governador afastado não apresentará carta de renúncia e não tem expectativa sobre o julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) que definirá seu pedido de habeas corpus. O fim do diretório acontece em meio à crise no DF e um dia depois da saída de Paulo Octávio - governador interino por 12 dias - do DEM e do governo do DF.

Com a renúncia, o Distrito Federal está sob o comando do presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima, também aliado de Arruda. A crise teve início após as investigações da operação Caixa de Pandora revelarem um esquema de pagamento de propina que envolve o governador afastado José Roberto Arruda, preso desde o último dia 11, e aliados. Arruda nega envolvimento. Na quinta (25), o plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) vai analisar o pedido de habeas corpus do governador afastado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES